(FUVEST 2006 1ª FASE) Na figura a seguir, tem-se AC = 3, AB = 4 e CB = 6. O valor de CD é
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(UECE) Os movimentos nacionalistas da Argélia nasceram no final da Primeira Guerra Mundial e apresentaram diversas soluções. Divididos entre extremistas defensores de um país muçulmano: aqueles a favor da total colaboração com os franceses e aqueles que aprovavam a ajuda da França desde que fossem reconhecidos plenos direitos políticos para os muçulmanos. Após anos de conflitos,
- Biologia | 12.6 Populações
(UCS) Um cientista colocou em uma caixa uma certa quantidade de alimento, em outra caixa idêntica ele colocou quatro vezes mais alimentos do que na primeira. Adicionou às caixas o mesmo número de uma espécie de coleópteros. Após 150 dias, contando diariamente os insetos, observou que o tamanho das populações variou de acordo com o alimento. Pode-se concluir que
- História | 6.17 América Latina no Século XX
"Nas massas temos os que pensam e os que sustentam a união que provém dessa mística comum a todos, que há de abranger tanto ao que pensa, pela persuasão, como ao que sente, pelo coração".
(Pronunciamento de Juan D. Perón aos delegados no Congresso Geral Constituinte do Partido Peronista, 01/12/1947, in: "Doutrina Peronista". Buenos Aires, s. ed., 1952, p. 13.).
No contexto do Estado Populista na América Latina identificamos, na Argentina, o fenômeno do peronismo, que apresenta características relacionadas ao
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
33. Analise a imagem que ilustra uma cadeia alimentar e uma relação desarmônica de predatismo.
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-zMLDPQs2BQg/Tz04zfAfpgI/AAAAAAAAIXw/G0VQvTwLDdg/_UmTigre_k.jpg. Acesso em: 16 mar. 2012.
Na cadeia alimentar, um ser vivo usa a matéria e a energia de outro ser vivo para se manter.
Explique como se comportam a matéria e a energia ao longo de uma cadeia alimentar.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Cordel resiste à tecnologia gráfica
O Cariri mantém uma das mais ricas tradições da cultura popular. É a literatura de cordel, que atravessa os séculos sem ser destruída pela avalanche de modernidade que invade o sertão lírico e telúrico. Na contramão do progresso, que informatizou a indústria gráfica, a Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelistas do Crato conservam, em suas oficinas, velhas máquinas para impressão dos seus cordéis.
A chapa para impressão do cordel é feita à mão, letra por letra, um trabalho artesanal que dura cerca de uma hora para confecção de uma página. Em seguida, a chapa é levada para a impressora, também manual, para imprimir. A manutenção desse sistema antigo de impressão faz parte da filosofia do trabalho. A outra etapa é a confecção da xilogravura para a capa do cordel.
As xilogravuras são ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira. A origem da xilogravura nordestina até hoje é ignorada. Acredita-se que os missionários portugueses tenham ensinado sua técnica aos índios, como uma atividade extra-catequese, partindo do princípio religioso que defende a necessidade de ocupar as mãos para que a mente não fique livre, sujeita aos maus pensamentos, ao pecado. A xilogravura antecedeu ao clichê, placa fotomecanicamente gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, que era utilizada nos jornais impressos em rotoplanas.VICELMO, A. Disponível em: www.onordeste.com. Acesso em: 24 fev. 2013 (adaptado).A estratégia gráfica constituída pela união entre as técnicas da impressão manual e da confecção da xilogravura na produção de folhetos de cordel: