(FUVEST 2012 1ª FASE) Na figura, tem-se paralelo a paralelo a = 2, α = 45o e β = 75o.
Nessas condições, a distância do ponto E ao segmento é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(UEMG) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Os princípios da conversa
José Luiz Fiorin
As condições gerais de linguagem que permitem fazer inferências na troca verbal
Uma anedota conhecida conta que um agente alfandegário pergunta a um passageiro que desembarcara de um voo internacional e passava pela aduana:
– Licor, conhaque, grapa...?
O passageiro responde:
– Para mim, só um cafezinho.
A graça da piada reside no fato de que o passageiro fez, propositadamente ou não, uma inferência errada nessa situação de comunicação. Inferiu que o fiscal aduaneiro lhe oferecia um digestivo, como no final de uma refeição num restaurante, quando, na realidade, a inferência correta é se ele trazia alguma bebida alcoólica na bagagem. Ele violou o princípio de pertinência que rege o uso da linguagem.
Chama-se inferência pragmática aquela que resulta do uso dos princípios que governam a utilização da linguagem na troca verbal. Paul Grice (1975) postula que um princípio de cooperação preside à comunicação. Ele enuncia-se assim: sua contribuição à comunicação deve, no momento em que ocorre, estar de acordo com o objetivo e a direção em que você está engajado.
Categorias
Esse princípio é explicitado por quatro categorias gerais – a da quantidade das informações dadas, a de sua verdade, a de sua pertinência e a da maneira como são formuladas, que constituem as máximas conversacionais. (...)
Não são regras
Pode-se infringir uma máxima para não transgredir outra, cujo respeito é considerado mais importante.
No exemplo que segue, a resposta do interlocutor viola a máxima da quantidade para não desobedecer à da qualidade:
– Onde João trabalha? Ele saiu daquela firma?
– No Rio de Janeiro.
Com efeito, quem pergunta quer de fato saber é a firma onde João presta serviços. A resposta mais vaga permite inferir que o interlocutor não sabe exatamente onde João trabalha.
Pode-se explorar a infringência de uma máxima com vistas a criar um dado efeito de sentido. Por exemplo, a ironia é a exploração de uma transgressão da máxima da qualidade. O que o texto irônico está dizendo não é verdade. Deve-se entendê-lo pelo avesso. No exemplo que segue, “modesto” quer dizer o oposto:
“‘Tenho uma voz conhecida, então não é qualquer narrador, é o Falabella contando a história’, diz o modesto autor-locutor” (+ Miguel Falabella) (Veja, 11/1/2012, p. 109)
MÁXIMAS CONVERSACIONAIS
Máximas da quantidade
a) Que sua contribuição contenha o tanto de informação exigida;
b) Que sua contribuição não contenha mais informação do que é exigido.
Máximas da qualidade (da verdade)
a) Que sua contribuição seja verídica;
b) Não diga o que pensa que é falso;
c) Não afirme coisa de que não tem provas.
Máxima da relação (da pertinência)
Fale o que é concernente ao assunto tratado (seja pertinente).
Máximas de maneira
Seja claro.
a) Evite exprimir-se de modo obscuro;
b) Evite ser ambíguo;
c) Seja breve (evite a prolixidade inútil);
d) Fale de maneira ordenada.
http://revistalingua.com.br/textos/100/artigo304577-1.asp. (Adaptado).
A textualidade tem a referenciação como um de seus princípios. Trata-se de um processo pelo qual introduzimos ideias no texto e as recuperamos, por meio de recursos diversos. Um dos recursos muito utilizados é a sinonímia, que consiste no emprego de palavras com sentidos semelhantes, de modo a evitar a repetição desnecessária. Em relação aos pares de palavras a seguir, marque V (verdadeiro) para os pares de sinônimos corretos e F (falso) para os pares de sinônimos incorretos, de acordo com o texto.
( ) anedota – piada
( ) agente alfandegário – fiscal aduaneiro
( ) infringência – transgressão
( ) máxima – regra
( ) interlocutor – narrador
A sequência CORRETA é:
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
1 - Apresente para os alunos as fotografias de Thomaz Farkas. Há uma boa coleção de imagens, disponível no site <http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/thomaz-farkas/obras>. Acesso em: 05 jun. 2016. Comente sobre o uso de espaços cotidianos e sobre a luz e sombra presentes nas imagens.
2 - Os alunos trabalhar sozinhos ou em duplas. Devem percorrer e procurar fotografar, no espaço da escola, imagens com efeitos geométricos e desenhos interessantes, especialmente nas sombras, inspirados na obra do fotógrafo apresentado. Sugira que utilizem o modo preto e branco para melhor visualizarem os contrastes.
3 - Após fotografarem deverão escolher a melhor delas para ser exposta. Após a escolha e a impressão, fixem as imagens com fita adesiva em um papel cartão, com aproximadamente 10cm de margem.
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Uema) A Sociologia como ciência da modernidade foi influenciada por várias mudanças decorrentes das revoluções burguesas, especialmente na Europa nos séculos XVIII e XIX. Para Bourdieu, a singularidade dos estudos sociológicos ocorre porque. A sociologia descobre o arbitrário, a contingência, ali onde as pessoas gostam de ver a necessidade ou natureza. Descobre a necessidade, a coação social, ali onde se gostaria de ver a escolha, o livre arbítrio. Uma das características das realidades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições. O que se quer dizer é que, ao historicizar, a Sociologia desnaturaliza, desfataliza.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica ao julgamento social. São Paulo: Edusp, 2007.
A partir das singularidades dos estudos sociológicos expressos na assertiva de Bourdieu, as correntes de pensamento que determinaram o aparecimento da Sociologia como ciência da modernidade são conhecidas como:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(INTA) Juntos, sem que percebessem, Darwin e Mendel estabeleceram a base de todas as ciências da vida, no século XX. O primeiro viu que todos os seres vivos estão relacionados, que, em última análise, eles “remontam sua ancestralidade a uma origem única, comum”, enquanto o trabalho do segundo proporcionou o mecanismo para explicar como aquilo podia acontecer. Os dois homens poderiam, sem dúvida, ter ajudado um ao outro. (BRYSON, 2005, p.399).
A alternativa que melhor representa as informações contidas no texto é a:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(FUVEST 2009 1ª FASE) Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:
Tubo 1
Tubo 2
Tubo 3
Tubo 4
Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água
Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água
Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água
Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água
Extrato enzimático do
estômago
Extrato enzimático do
estômago
Extrato enzimático do
pâncreas
Extrato enzimático do
pâncreas
pH = 2
pH = 8
pH = 2
pH = 8
Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar