(FUVEST 2012 1ª FASE) Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto.
Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O grau de desenvolvimento científico e tecnológico permitiu ao ser humano explicar cada vez mais e melhor os fenômenos da natureza que o cercam.
Explicações de certos fenômenos, que hoje são muito bem fundamentadas, em outros tempos eram dotados de grande misticismo, envolvendo divindades, animais e monstros, e acabaram por se tornar mitos e lendas.
Em relação ao fenômeno do eclipse solar, os vikings, por exemplo, acreditavam que o deus Skoll, um lobo gigante que morava no céu, comia momentaneamente o Sol, tornando, de forma assustadora, o dia em noite.
Somente por volta de 300 a.C. é que o fenômeno do eclipse solar ganhou explicação com fundamentação científica através dos trabalhos de Aristarco.
Na lenda viking sobre o eclipse solar, pode-se dizer que o deus Skoll é representado pela
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the pictures: Arquivo pessoal/Switzerland November, 2016.
Even in Switzerland, you can you buy bread, cake and pies at the
- Biologia | 15.2 Mutações
(ACAFE) Recentemente foi noticiado que cientistas conseguiram “silenciar” cromossomo extra responsável pela síndrome de Down. A inserção de um gene pode “calar” a cópia extra do cromossomo 21, que causa a síndrome de Down, segundo um estudo publicado na revista Nature. O método pode ajudar pesquisadores a identifi car os caminhos celulares por trás dos sintomas como defi ciência cognitiva e desenvolver tratamentos direcionados. A pesquisa foi feita com células-tronco em laboratório. “A correção genética de centenas de genes em todo um cromossomo extra se manteve fora do reino da possibilidade [ate agora]. Nossa esperança e que para as pessoas que vivem com a síndrome de Down, esta primeira prova abra várias novas possibilidades excitantes para estudar a síndrome, e traga para a consideração a terapia cromossômica”, diz Jeanne Lawrence, uma bióloga celular da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos EUA, principal autora do estudo. Fonte: Ciência Hoje,
17/07/2013 Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ ciencia
Acerca das informaçõees acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como eram as condições de trabalho nas fábricas durante os períodos de 1850 a 1918?
- Química | B. Espacial
A talidomida é um sedativo leve e foi muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas, sendo administrada como uma mistura racêmica composta pelos seus dois enantiômeros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiômero S leva à malformação congênita, afetando principalmente o desenvolvimento normal dos braços e pernas do bebê.
COELHO, F. A. S. Fármacos e quiralidade. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado).
Essa malformação congênita ocorre porque esses enantiômeros