(FUVEST 2018 1ª FASE) Doze pontos são assinalados sobre quatro segmentos de reta de forma que três pontos sobre três segmentos distintos nunca são colineares, como na figura.
O número de triângulos distintos que podem ser desenhados com os vértices nos pontos assinalados é
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Este modo de produção teve como uma de suas características comuns a apropriação do excedente econômico através de tributos. Ele foi especialmente vigente nas grandes civilizações hidrográficas, onde havia a necessidade de uma burocracia governamental capaz de regular a utilização das águas do rio. As populações sedentárias assim organizadas subordinavam-se à classe-Estado de maneira permanente e estável. A propriedade era de uso comunitário, mas a classe-Estado se apropriava do excedente produzido por meio da tributação.
BRESSER-PERERIRA, Luiz Carlos. Notas introdutórias ao modo tecnoburocrático ou estatal de produção. Estudos Cebrap.
Disponível em:https://bresserpereira.org.brAcesso em 16 ago. 2019.(adaptado)
Com base nos estudos sociológicos clássicos, o texto conceitua o modo de produção - Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIGRANRIO) Duas amostras de massas iguais, uma de ferro e uma de alumínio, recebem a mesma quantidade de calor Q. Sabendo que o calor específico do ferro vale 0,11 cal/g°C que o calor específico do alumínio vale 0,22 cal/g°C e que a temperatura da amostra do ferro se elevou em 200°C após receber a quantidade de calor Q qual foi a variação da temperatura da amostra de alumínio após receber a mesma quantidade de calor Q?
- Arte - Fundamental | 01. A Arte Pode Expressar Quem Somos?
1 º.Mostre os vídeos se possível e peça aos alunos que observem, apesar da rapidez em que os rostos passam o efeito das luzes neles. Comente a respeito da posição das sombras, do efeito dos contrates que elas causam. Apesar de ver somente o rosto das pessoas fotografadas ou pintadas, é possível imaginar o lugar onde estão, o que eram... Deixe que coloquem a opinião sobre os efeitos provocados nas fotos do vídeo das artistas. De como é possível transformar a realidade com esses jogo de luz e sombra. Passe os vídeos o quanto for necessário.
2 º.Peça agora aos alunos que se imaginem em um lugar que eles gostariam de estar, em qualquer tempo. Como acham que seriam? O cabelo, rosto, roupas. Será que através de um desenho conseguiriam mostrar também o que sentiam quando eram as personagens que criaram? Abra espaço para quem quer se manifestar.
3 º.Na terceira etapa, é hora de retratá-los da maneira que se imaginaram. Para ilustrar melhor o que pensaram, podem acrescentar um fundo bem sugestivo no seu autorretrato. Poderão fazer um esboço primeiro para depois pintarem usando a aquarela.
4 º.Deixe que façam o trabalho com calma.
5 º.Ao final, exponha os trabalhos para apreciação.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade (Itabira, estado das Minas Gerais, 1902 – 1987). Em seguida, responda.
Dezembro
Quem me acode
à cabeça e ao coração
neste fim de ano,
entre alegria e dor?
Que sonho,
que mistério,
que oração?
Amor.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/poemas_lindos/7/ – 23/6/2011– adaptado.
O efeito de sentido transmitido pelo termo Amor, observando a figura de estilo na linguagem do poema, engloba
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
A questão se baseia no texto a seguir.
Texto 7
Comentários sobre o filme A Invenção de Hugo Cabret
Saí da sala de exibição, dando louvores à tecnologia e ao enredo bem apresentado. Não li o livro, mas ficou muito claro o desenvolvimento da história apresentada pelo grande Scorsese. Clareza na ação e no desenvolvimento. Muito bom guarda-roupa, iluminação e textos. Apenas em algumas cenas, nota-se muita correria, que chega a estontear, talvez por casar pressa com a tecnologia 3D. Mas nada que desagrade. Essa história infantojuvenil é para ser indicada aos nossos jovens, pois retrata amor e amizade, sem necessitar de violências ou estardalhaços.
(Disponível em: < http://www.cinepop.com.br/fi lmes/invencaodehugocabret.php>. Acesso em: 25 fev. 2012.)
A principal informação destacada pela autora do comentário é