(FUVEST 2008 1ª FASE) Sabe-se sobre a progressão geométrica a1, a2, a3, ... que a1 > 0 e a6 = – 93\sqrt{\smash[b]{3}}. Além disso, a progressão geométrica a1, a5, a9, ... tem razão igual a 9.
Nessas condições, o produto a2a7 vale
Questões relacionadas
- Geografia | 6. Econômica
A figura apresenta os componentes do sistema Terra e suas intrínsecas interações e combinações.
A partir da observação da figura, pode-se afirmar que a energia solar, que incide no planeta, é primariamente absorvida pelos seguintes componentes:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Se, atualmente, a sociedade trava debates sobre o tráfico de drogas, o crime organizado, o alto índice de menores infratores, a violência doméstica e outras formas de violência, até décadas atrás, o país convivia com um certo tipo de “marginal”, misto de justiceiro e vingador: o bandido social.
Disponível em:
O conceito de banditismo social, tal como apresentando no texto, aplicado ao Brasil do início do século XX, pode ser exemplificado
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O gráfico a seguir apresenta uma relação entre as temperaturas de ebulição dos hidretos dos quatro primeiros elementos das colunas 4A, 5A, 6A e 7A e seus respectivos períodos na tabela periódica.
Ao analisar esse gráfico, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. A temperatura de ebulição para os hidretos de elementos situados em um mesmo período cresce com o número atômico.
II. Um dos fatores responsáveis pela diferença observada entre as temperaturas de ebulição das moléculas é a massa molar.
III. A maior eletronegatividade dos elementos O, F e N está relacionada com os maiores valores das temperaturas de ebulição da água, do ácido fluorídrico e da amônia.
IV. Os hidretos dos calcogênios têm temperaturas de ebulição menores que os hidretos dos halogênios correspondentes nos períodos.
Estão corretas apenas as afirmativas
- História | Geral
TEXTO I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).
TEXTO II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nos. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(FUVEST 2015 1ª FASE) Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica.
Avalie as seguintes afirmações:
I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro.
II. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.
III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos.
IV. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.
Está correto o que se afirma em