(FUVEST 2011 1° FASE) Sejam f(x) = 2x - 9 e g(x) = x2 + 5x + 3. A soma dos valores absolutos das raízes da equação f(g(x)) = g(x) é igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(FUVEST 2019 1ª FASE) Considere a função polinomial ƒ: ℝ → ℝ definida por
ƒ(x) = ax2 + bx + c,
em que a, b, c ∈ ℝ e a ≠ 0. No plano cartesiano xy, a única intersecção da reta y = 2 com o gráfico de ƒ é o ponto (2; 2) e a intersecção da reta x= 0 com o gráfico de ƒ é o ponto (0; - 6). O valor de a + b + c é
- Geografia | 6.1 Agricultura
O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UPE) Leia o relato de um usuário de drogas a seguir:
“Faz bem falar sobre o assunto. É bom perceber que outras pessoas passam pela mesma coisa. A minha experiência pode ajudar alguém, principalmente os mais novos. São cada vez mais jovens. Crianças. Existe a curiosidade, os amigos e o preço que engana. Parece mais barato que outras drogas, mas, como o efeito dura pouco, sai caro. Já experimentei de tudo: maconha, cocaína, merla, ácido...O crack é diferente. É mais rápido que a luz. Você quer mais e mais e mais. Já gastei numa única noite R$ 3 mil em pedras. E nessa hora, fica você e o cachimbo. Não tem família, comida, banho... Nada. É a perdição. Quando a onda começa a passar, vem a coisa ruim. Parece que tem alguém te perseguindo, observando... Não dá para pensar em mais nada: ou fuma ou morre... O crack te faz sentir inferior. É gratificante perceber que tenho projetos para o futuro aos 44 anos. Quero casar, arrumar emprego e, quem sabe, até outro filho.
”Fonte: Correio Braziliense / ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras.
No relato, são descritos os efeitos do crack. Sobre isso, analise as proposições a seguir, comparando esses efeitos aos da cocaína e da maconha, também consumidas pelo usuário.
I. As alucinações e paranoia, atribuídas ao crack, também podem ocorrer durante o consumo da cocaína e da maconha.
II. Assim como o crack, a cocaína e a maconha afetam o cérebro do usuário, pois liberam substâncias, que atuam nas sinapses, seja imitando, seja impedindo a ação dos neurotransmissores nos receptores.
III. O uso do crack é responsável tanto pelas sensações de euforia quanto de depressão profunda. Ainda podem surgir complicações cardiovasculares que resultam em óbito. Tais complicações também podem ocorrer com o uso da cocaína.
IV. O uso do crack pode causar impotência sexual, ao contrário do uso da maconha.
V. As três drogas mencionadas afetam a memória do usuário, ligando-se aos receptores de noradrenalina, a qual tem efeito sedativo nas células do córtex cerebral, por causa do seu efeito inibidor na maioria dos tecidos, inclusive na musculatura cardíaca.
Estão CORRETAS apenas
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
Qual a inversa da função f(x) = 2x - 1?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia com atenção o texto a seguir: O documento traçava as diretrizes de uma insurreição numa grande cidade que poderia ser a capital federal, na época sediada no Rio de Janeiro. O texto era dividido em seis itens, começando no 14 º por uma avaliação do Levante Comunista de novembro de 1935. Enunciava uma nova estratégia para o movimento revolucionário, capaz de “criar o clima político necessário e suficiente para o pronunciamento militar”. Nesse sentido, diz o texto, “o movimento de quartéis e tropas será o coroamento do movimento de massas”. Para evitar “a balbúrdia, assassinatos sem plano de espécie alguma”, que teriam ocorrido em 1935, a violência deveria ser “planificada” e “especialmente no que se refere às forças armadas... descer ao detalhe mínimo: cada oficial suspeito à revolução deverá ter um homem encarregado de sua eliminação, eliminação esta que será feita sob pena de morte do encarregado na hora aprazada”. Disponível em: https://goo.gl/pZK2MB. Acesso em: 12 dez. 2017. (adaptado)
Enunciado:
O excerto anterior faz referência a um famoso documento da Era Vargas, conhecido como: