(FUVEST 2010 1ª FASE) No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”
Essas passagens expressam a
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
A figura a seguir representa um esboço do gráfico de uma função que é muito útil quando se estudam fenômenos periódicos, como, por exemplo, o movimento de uma mola vibrante. Então, o produto das constantes A e B é:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UFSM) O alumínio reage com o óxido de ferro, a altas temperaturas, de acordo com a seguinte reação:
2Al(s) + Fe2O3(s) -> 2Fe(s) + Al2O3(s)
Assinale a alternativa que apresenta a entalpia padrão dessa reação, em kJ/mol.
Dados: 2Fe(s) + 3/2 O2(g) →Fe(s)O3(s) ΔH0 = – 824 kJ/ mol
2Al(s) + 3/2 O2(g) →Al2O3(s) ΔH0 = – 1676 kJ / mol
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB) O surgimento da fotossíntese aeróbica é considerado um marco na história de vida na Terra e isso se deve, principalmente, a:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNIT) A classificação periódica moderna é mais completa que a Tabela de Mendeleyev, pois inclui elementos químicos não conhecidos naquela época. A Tabela Periódica atual se apresenta com o sétimo período completo, até o elemento 118. Além disso, a organização mostra os elementos dispostos em ordem crescente de número atômico e não com base na massa atômica, como pensava Mendeleyev. A partir daí, a periodicidade ganhou um novo enunciado: as propriedades físicas e químicas dos elementos químicos variam periodicamente na sequência de número atômico.
Levando-se em consideração as informações referidas no texto, na Tabela Periódica atual e nas propriedades periódicas dos elementos químicos, é correto afirmar:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2011 1° FASE) Um gavião avista, abaixo dele, um melro e, para apanhá-lo, passa a voar verticalmente, conseguindo agarrá-lo. Imediatamente antes do instante em que o gavião, de massa MG = 300 g, agarra o melro, de massa MM = 100 g, as velocidades do gavião e do melro são, respectivamente, VG = 80 km/h na direção vertical, para baixo, e VM = 24 km/h na direção horizontal, para a direita, como ilustra a figura acima.
Imediatamente após a caça, o vetor velocidade u do gavião, que voa segurando o melro, forma um ângulo α com o plano horizontal tal que tg α é aproximadamente igual a