(FUVEST 2005 1ª FASE)
Sobre este quadro, A Negra, pintado por Tarsila do Amaral em 1923, é possível afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Carnavália
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).
No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.
Essa palavra corresponde a um(a):
- Química | A. Modelos Atômicos
(UEFS) Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo, a exemplo das reações que utilizam a energia proveniente dos alimentos para excitar elétrons de átomos em determinadas moléculas. Esse fenômeno é conhecido como bioluminescência e ocorre nos vagalumes, em algumas espécies de fungos e de cogumelos, e de cnidários.
Os fenômenos da bioluminescência, da emissão de luz dos lasers e dos luminosos de neônio têm como fundamento os postulados do modelo atômico proposto por N. Bohr, e ocorre quando o elétron, no átomo.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(CPS) Ao mesmo tempo mocinho e vilão, o ozônio presente na estratosfera (camada superior da atmosfera terrestre) atua na proteção contra os raios ultravioleta, porém, nas cidades, o ozônio presente na troposfera (camada inferior da atmosfera), em grande quantidade, prejudica a saúde humana. Assim, nas cidades, quando a qualidade do ar fica inadequada pela alta concentração de ozônio, devido às atividades antropogênicas, as pessoas podem sentir ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e cansaço.
Com a inalação do ozônio, os cílios das vias aéreas, que ajudam na remoção de impurezas do ar inalado, são os primeiros a serem destruídos, o que propicia o aparecimento de enfermidades. Sobre esse assunto, é correto afirmar que o ozônio
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Salvador, 10 de maio de 2012.
Consultoria PC Speed
Sr. Pedro Alberto
Assunto: Consultoria
Prezado Senhor,
Manifestamos nossa apreciação pelo excelente trabalho executado pela equipe de consultores desta empresa na revisão de todos os controles internos relativos às áreas administrativas.
As contribuições feitas pelos membros da equipe serão de grande valia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho que estão sendo utilizados.
Queira, por gentileza, transmitir-lhes nossos cumprimentos.
Atenciosamente,
Rivaldo Oliveira Andrade
Diretor Administrativo e Financeiro
Disponível em: www.pcspeed.com.br. Acesso em: 1 maio 2012 (adaptado).
A carta manifesta reconhecimento de uma empresa pelos serviços prestados pelos consultores da PC Speed.
Nesse contexto, o uso da norma-padrão:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
Observe um das respostas de Andres Sanches:
“ Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.”
Os argumentos do presidente do Corinthians nesse fragmento parecem truncados. Mesmo assim há, nessa resposta, alguns vocábulos que cumprem a função de organizadores textuais. Identifique-os.