(FUVEST 2008 1ª FASE) A soma dos valores de m para os quais x = 1 é raiz da equação x2 + (1 + 5m - 3m2)x + (m2 + 1) = 0 é igual a
Questões relacionadas
- Física
Dois corpos eletrizados com cargas elétricas puntiformes +Q e -Q são colocados sobre o eixo x nas posições +x e -x respectivamente. Uma carga elétrica de prova -q é colocada sobre o eixo y na posição +y como mostra a figura acima.A força eletrostática resultante sobre a carga elétrica de prova:
- Química | B. Espacial
(UFGS) Em 2013, cientistas conseguiram pela primeira vez “fotografar” uma reação de rearranjo de uma molécula orgânica em resolução atômica (3 Â = 3. 10-10m) usando microscopia de força atômica. A imagem obtida é mostrada abaixo. A representação das estruturas do reagente e do produto, como se costuma encontrar em livros de química, também está mostrada abaixo, e a semelhança entre ambas é marcante.
Considere as seguintes afirmações a respeito desses compostos.
I. Ambos são hidrocarbonetos aromáticos.
II. Ambos têm na sua estrutura a presença de carbonos com geometria trigonal plana.
III. Reagentes e produtos são compostos isômeros.
Quais estão corretas?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Os esgotos domésticos são, em geral, fontes do íon tripolifosfato (P3O105−, de massa molar igual a 253 g mol−1), um possível constituinte dos detergentes. Esse íon reage com a água, como mostra a equação a seguir, e produz o íon fosfato (PO4 3−, de massa molar igual a 95 g mol−1), um contaminante que pode causar a morte de um corpo hídrico. Em um lago de 8 000 m3, todo o fósforo presente é proveniente da liberação de esgoto que contém 0,085 mg L−1 de íon tripolifosfato, numa taxa de 16 m3 por dia. De acordo com a legislação brasileira, a concentração máxima de fosfato permitido para água de consumo humano é de 0,030 mg L−1.
P3O10 5− (aq) + 2 H2O (l) → 3 PO4 3− (aq) + 4 H+ (aq)
O número de dias necessário para que o lago alcance a concentração máxima de fósforo (na forma de íon fosfato) permitida para o consumo humano está mais próximo de
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Um dos materiais mais antigos e ainda utilizados na restauração dos dentes são as amálgamas, um produto da combinação de mercúrio (Hg) com prata (Ag) e estanho (Sn), como apresenta a equação química:
24 Ag(s) + 8 Sn(s) + 37 Hg(l) ® 12 Ag2Hg3(s) + Sn8Hg(s)
Os materiais formados pelos elementos citados são caracterizados como
- Química | 3.7 Polímeros
A análise termogravimétrica é uma técnica destrutiva de análise térmica que visa a determinar a porcentagem de perda ou o acúmulo de massa de uma amostra de um dado material mediante aquecimento sob atmosfera controlada. Essa técnica é de grande importância para o controle de qualidade de diversos materiais, pois possibilita conhecer a faixa de temperatura em que a amostra adquire uma composição química fixa, a temperatura em que se decompõe e o andamento das reações de desidratação, de oxidação, de combustão e de decomposição, entre outros. As curvas decrescentes indicam perda de massa por liberação de gás, ou seja, a decomposição térmica do material, como apresentado no gráfico a seguir:
No gráfico, encontram-se as curvas termogravimétricas de 5 polímeros: PE (polietileno), PP (polipropileno), PS (poliestireno), PVC (policloreto de vinila) e PTFE (politetrafluoretileno).
Analisando as curvas termogravimétricas dos polímeros, verifica-se que o polímero ideal para utilização em situações de altas temperaturas é o