(FUVEST 2010 1ª FASE) “E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil...”
João Antonil. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711.
Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir para responder a questão: Quando crescer, vou ser... arqueólogo! Quando piratas chegam a uma ilha, pode apostar: tem tesouro por perto. Para encontrar o tradicional baú cheio de moedas de ouro, eles seguem um mapa e, no final da história, ficam ricos. É claro que você não acredita que existam tesouros embaixo da terra, mas... deveria acreditar! Afinal, eles existem. Nem sempre um baú de ouro, mas vestígios da presença de grupos humanos de milhares de anos atrás - como pedaços de cerâmicas, ferramentas e fogueiras - que são preciosas peças do nosso passado. Os caçadores desse tesouro, que também inclui as pinturas e desenhos feitos em rochas, são os arqueólogos. Ao contrário dos piratas, eles não têm um mapa com um X indicando onde estão os objetos deixados pelos povos que desapareceram. Precisam encontrar sozinhos esses tesouros. O problema é que as ferramentas, as cerâmicas e os outros objetos usados por grupos humanos do passado podem estar bem escondidos, porque, com o passar do tempo, eles foram sendo cobertos por terra, areia e outros sedimentos, que acabaram formando camadas espessas. Depois que a região foi analisada, a escavação pode começar. Mas o trabalho do arqueólogo não termina quando ele encontra vestígios humanos pré-históricos - isto é, de períodos anteriores à invenção da escrita. [...] Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 112, abril de 2001, ano 14. p. 8-9.
Enunciado:
As etapas do trabalho do arqueólogo que ocorrem após os vestígios pré-históricos serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas na sequência em que elas acontecem.
1. Os vestígios são transportados para laboratórios e centros de estudo
especializados, a fim de serem analisado.
2. Os vestígios são desenhados ou fotografados exatamente na posição em que foram encontrados no sítio arqueológico.
3. Os vestígios encontrados na pesquisa de campo devem ser removidos do sítio arqueológico com muito cuidado.
4. Os arqueólogos encontram o artefato e procuram saber a relevância deles para a ciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos depois que encontram os vestígios:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Nas informações veiculadas nos órgão de comunicação quando da ocorrência de um terremoto,faz-se referência à magnitude (M),que se refere a quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter.Essa medida quantifica a energia liberada no epicentro do terremoto,e em seu cálculo utilizam-se como parâmetros as medidas da amplitude símica (A),em micrômero,e da frequência (f),em hertz.Esses parâmetros são medidos por aparelhos espeiais chamados sismógrafos,e relacionam-se segundo a função M = log (A x ƒ) + 3,3.Pela magnitude do terremoto na escala Richter,pode-se estimar seus efeitos seus efeitos de acordo com o quadro,onde não estão considerados terremotos de magnitudes superiores a 7,9.
Um terremoto teve sua amplitude e frequências medidas e obteve-se A= 1000 micrômeros e ƒ=0,2 hertz. Use -0,7 como aproximação para log (0,2).
Considerando o quadro apresentado,e analisando o resultado da expressão que fornece a magnitude desse terremoto,conclui-se que ele foi
- Matemática | 14.3 Pirâmide
Devido aos fortes ventos, uma empresa exploradora de petróleo resolveu reforçar a segurança de suas plataformas marítimas, colocando cabos de aço para melhor afixar a torre central.
Considere que os cabos ficarão perfeitamente esticados e terão uma extremidade no ponto médio das arestas laterais da torre central (pirâmide quadrangular regular) e a outra no vértice da base da plataforma (que é um quadrado de lados paralelos aos lados da base da torre central e centro coincidente com o centro da base da pirâmide), como sugere a ilustração.
Se a altura e a aresta da base da torre central medem, respectivamente, 24 m e 6√2 m e o lado da base da plataforma mede 19√2 m, então a medida, em metros, de cada cabo será igual a
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Com a continuação, para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, ou seja, mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e o albergue dos que mantinham negócios como senhor, muitas vezes presente, e dos que construíam casas e preparavam albergarias para as pessoas que não eram admitidas no interior da praça. Os habitantes de tal maneira se agarraram a local que em breve aí nasceu uma cidade importante que ainda hoje conserva o seu nome vulgar de ponte, porque brugghe significa ponte em linguagem vulgar. PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2000. p. 148-149. (Fragmento).
- A) Identifique a que grupo social o texto faz referência.
- B) A qual tipo de atividade econômica este grupo está associado? Comprove sua resposta com dois (2) exemplos retirados do texto.
- C) Analise a importância deste grupo para o renascimento do comércio no Continente Europeu durante o final da Idade Média.
Enunciado:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
O manual de utilização de um computador portátil informa que a fonte de alimentação utilizada para carregar a bateria do aparelho apresenta as características:
Qual é a quantidade de energia fornecida por unidade de carga, em J/C, disponibilizada à bateria?