(FUVEST 2016 1° FASE) A igualdade correta para quaisquer a e b, números reais maiores do que zero, é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Texto II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Considere o modelo de flauta simplificado mostrado na figura, aberta na sua extremidade D, dispondo de uma abertura em A (próxima `a boca), um orifício em B e outro em C. Sendo AD = 34,00 cm, AB = BD, BC = CD e a velocidade do som de 340,0 m/s, as frequências esperadas nos casos: (i) somente o orifício C está fechado, e (ii) os orifícios B e C estão fechados, devem ser, respectivamente
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Jeep inaugura fábrica que deve gerar 9 mil empregos até o fim do ano
O grupo Fiat Chrysler inaugurou nesta terça-feira (28) a fábrica da marca Jeep,em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. (...) Atualmente, há 5,3 mil pessoas trabalhando na nova planta industrial e no parque de fornecedores, sendo 78% pernambucanos e 82% nordestinos. Segundo o grupo, a expectativa é de que, até o final do ano, o volume chegue a 3,3 mil pessoas empregadas na fábrica, 4,9 mil no parque de fornecedores e 850 em serviços gerais. (...) A (...) própria fábrica, em parceria com escolas técnicas, (...) e os governos federal e estadual, buscou capacitar a população. Foram feitas parcerias com oito instituições de ensino para oferecer qualificação voltada para o setor automotivo. (...) O empreendimento foi pensado para economizar energia e já faz alguns testes para utilização de energia solar. “No Brasil, a energia solar ainda é um item caro. (...) No processo automotivo, essa planta já é uma das mais econômicas em energia”, aponta a gestora de Comunicação e Sustentabilidade, Rosangela Coelho. (...) A fábrica recicla e reusa 98% da água utilizada no processo industrial (...). O empreendimento investe ainda no replantio de espécies nativas da Mata Atlântica, que vão ocupar o jardim. “Já plantamos 38 mil mudas e vamos ter um viveiro aqui dentro. A cada três meses, teremos 25 mil mudas”, aponta Rosangela Coelho. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/jeep-inaugura-fabrica-que-deve-gerar-9-mil-empregos-ate-o-fim-do-ano.html> Acesso em: 9 jun. 2016.
A notícia traz exemplos de alguns fatores necessários à implantação industrial. Quais são esses fatores?
Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicasJeep inaugura fábrica que deve gerar 9 mil empregos até o fim do ano
O grupo Fiat Chrysler inaugurou nesta terça-feira (28) a fábrica da marca Jeep,em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. (...) Atualmente, há 5,3 mil pessoas trabalhando na nova planta industrial e no parque de fornecedores, sendo 78% pernambucanos e 82% nordestinos. Segundo o grupo, a expectativa é de que, até o final do ano, o volume chegue a 3,3 mil pessoas empregadas na fábrica, 4,9 mil no parque de fornecedores e 850 em serviços gerais. (...) A (...) própria fábrica, em parceria com escolas técnicas, (...) e os governos federal e estadual, buscou capacitar a população. Foram feitas parcerias com oito instituições de ensino para oferecer qualificação voltada para o setor automotivo. (...) O empreendimento foi pensado para economizar energia e já faz alguns testes para utilização de energia solar. “No Brasil, a energia solar ainda é um item caro. (...) No processo automotivo, essa planta já é uma das mais econômicas em energia”, aponta a gestora de Comunicação e Sustentabilidade, Rosangela Coelho. (...) A fábrica recicla e reusa 98% da água utilizada no processo industrial (...). O empreendimento investe ainda no replantio de espécies nativas da Mata Atlântica, que vão ocupar o jardim. “Já plantamos 38 mil mudas e vamos ter um viveiro aqui dentro. A cada três meses, teremos 25 mil mudas”, aponta Rosangela Coelho. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/jeep-inaugura-fabrica-que-deve-gerar-9-mil-empregos-ate-o-fim-do-ano.html> Acesso em: 9 jun. 2016.
A notícia traz exemplos de alguns fatores necessários à implantação industrial. Quais são esses fatores?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 22. Letra H
"H" com som.
Complete as palavras abaixo corretamente usando "CH", "NH", "LH".
____oram, ni___o, pa___aço
___apéu, fini___o, mo___ado
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
As fotografias mostram ruas ocupadas por jovens no ano de 1968, respectivamente na Tchecoslováquia e na França.
A presença de jovens nas ruas neste contexto representava a