(FUVEST 2008 1ª FASE) A atividade extrativista desenvolvida na Amazônia, durante o período colonial, foi importante, porque
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A onda desenvolvimentista e a experiência keynesiana tiveram o seu apogeu nas três décadas que sucederam o fim da Segunda Guerra. O clima político e social estava saturado da idéia de que era possível adotar estratégias nacionais e intencionais de crescimento, industrialização e avanço social. Os resultados, ainda que desiguais, não foram ruins. Comparada a qualquer outro período do capitalismo, anterior ou posterior, a era desenvolvimentista e keynesiana apresentou desempenho muito superior em termos de taxas de crescimento do PIB, de criação de empregos, de aumentos dos salários reais e, no caso de países como o Brasil, ficou devendo a universalização dos direitos sociais e econômicos. Disponível em: <http://www.centrocelsofurtado.org.br/interna.php?ID_S=72>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Identifique a qual modelo político e econômico, que marcou o Brasil no contexto pós 2ª Guerra Mundial.
b) Explique porque, segundo o autor, os resultados deste modelo, ainda que desiguais, não foram ruins.
c) Você concorda com a análise feita pelo texto, ao afirmar que os resultados não foram ruins? Justifique.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
O rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, pode ser um dos fatores que levaram ao surto de febre amarela pela Região Sudeste do Brasil. De acordo com biólogos da Fiocruz, alguns casos de contágio de febre amarela foram registrados nas mesmas áreas do desastre ambiental. Foram encontrados macacos mortos na região próxima à cidade de Colatina, no Espírito Santo, também afetada pela barragem de Mariana. Os episódios deste ano se assemelham ao surto de 2009, no Rio Grande do Sul. Ambos são de febre amarela silvestre, cujo ciclo se mantém na floresta.
FEBRE amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.
Com base no texto, o surto de febre amarela nas cidades citadas foi causado, possivelmente, devido à
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Cinco indústrias de ramos diferentes foram instaladas ao longo do curso de um rio. O descarte dos efluentes dessas indústrias acarreta impacto na qualidade de suas águas. O pH foi determinado em diferentes pontos desse rio, a 25 °C, e os resultados são apresentados no quadro.
Pontos de coleta
Valor do pH
Antes da primeira indústria
5,5
Entre a primeira e a segunda indústria
5,5
Entre a segunda e a terceira indústria
7,5
Entre a terceira e a quarta indústria
7,0
Entre a quarta e a quinta indústria
7,0
Após a quinta indústria
6,5
A indústria que descarta um efluente com características básicas é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: Leia a carta comercial. Disponível em: <http://www.tudoemfoco.com.br/carta-comercial.html>. Acesso em: 04 mar. 2015.
Enunciado:
A carta comercial é bastante utilizada por instituições públicas e privadas.
Nesse exemplo, encontram-se características próprias desse gênero textual, como
- Química | A. Equilíbrio Químico
A figura a seguir mostra o processo de produção de amônia desenvolvido por Fritz Haber e William Carl Bosch.
Inicialmente, introduz-se no reator uma mistura gasosa contendo N2 e H2. Assim, forma-se amônia (NH3), e, após estabelecido o equilíbrio químico, essa mistura é transferida para um resfriador, onde o NH3 liquefeito é retirado rapidamente do sistema. A parte da mistura de N2 e H2 que não reagiu é levada novamente ao reator, repetindo-se o processo. A equação da reação que ilustra o procedimento é:
N2(g) + 3 H2(g) ⇌ 2 NH3(g) ΔH = –92,2 kJ
WELIKSON, Camila. Fritz Haber e a síntese da Amônia, Museu virtual.
Uma das condições que favorece o deslocamento do equilíbrio para que se ocasione um aumento no rendimento dessa reação é a(o)