(FUVEST 2015 1ª FASE) O 1,4-pentanodiol pode sofrer reação de oxidação em condições controladas, com formação de um aldeído A, mantendo o número de átomos de carbono da cadeia.
O composto A formado pode, em certas condições, sofrer reação de descarbonilação, isto é, cada uma de suas moléculas perde CO, formando o composto B. O esquema a seguir representa essa sequência de reações:
Os produtos A e B dessas reações são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02. Matéria e mudanças de estado físico
Analise a figura e assinale a alternativa CORRETA.
A água cai em forma de chuva depois que
- Geografia | 5.1 População
A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões de habitantes – a população começará a declinar.
Disponível em: https://www.gazetadigital.com.br. Acesso em: 3 mar. 2021.
A tendência demográfica destacada no texto trará como consequência o (a)
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UEMG) Leia a notícia abaixo:
Israel anunciou a retomada dos ataques aéreos à Gaza, após militantes palestinos terem disparado foguetes contra o território israelense após o final de um período de 72 horas de cessar-fogo, encerrado na manhã desta sexta-feira.
O Exército israelense classificou os ataques como “inaceitáveis, intoleráveis e míopes”. O grupo militante palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, havia rejeitado a extensão do cessar-fogo, alegando que Israel não atendeu suas demandas. O atual conflito na Faixa de Gaza já dura um mês, sem perspectivas de um acordo de longo prazo que coloque fim à violência que já matou mais de 1.900 pessoas, a maioria, civis.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140730_gaza_entenda_gf_lk.shtml. Acesso em 10/8/2014
Como em décadas anteriores, a Faixa de Gaza foi palco de mais um conflito entre palestinos e israelenses.
Em relação a esse território, afirma-se CORRETAMENTE que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia os textos a seguir.
Texto 1:
Podemos descrever o Estado como uma sociedade organizada que ocupa um território definido e possui um governo efetivo, independente do controle externo. A essência do estado é a soberania, ou o poder de fazer e executar leis, preservando a ordem social pela punição daqueles que infringem essas leis.
BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. Porto Alegre, Globo, 1978. v. 1.
Texto 2 :
Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo com a sua função, incluindo os sacerdotes, os mercadores, os artesãos, os soldados, os camponeses, os estrangeiros. A divisão do trabalho e as desigualdades de riquezas entre os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal administrador do templo ou um grande chefe guerreiro, surgindo, assim, o Estado.
COULON, Olga M. Fonseca. História: Pré-História, Antiguidade e Feudalismo.
Explique como se deu o surgimento do Estado nas sociedades antigas.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2009 1ª APLICAÇÃO) A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista doPrograma de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.
A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da: