(FUVEST 2015 1ª FASE) O 1,4-pentanodiol pode sofrer reação de oxidação em condições controladas, com formação de um aldeído A, mantendo o número de átomos de carbono da cadeia.
O composto A formado pode, em certas condições, sofrer reação de descarbonilação, isto é, cada uma de suas moléculas perde CO, formando o composto B. O esquema a seguir representa essa sequência de reações:
Os produtos A e B dessas reações são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Clara dos Anjos
Veio o dia da festa; a pequena casa regurgitava; – coisa curiosa – havia mais convidados de idade meã que moças e rapazes. Isto se explicava pela estreiteza de relações de Clara e dos seus pais, devido à vida que levavam. Entre as moças, havia duas ou três colegas de Clara, a filha de Lafões, uma sobrinha solteirona, Hermengarda, de Dona Engrácia, e poucas mais. Entre os rapazes, havia dois jovens colegas de Joaquim, Sabino e Honório; um irmão de Hermengarda e um afilhado de Lafões, que era vigia do cais do porto. Em compensação, as senhoras mães de família eram inúmeras. Destacava-se muito Dona Margarida Weber Pestana, pelo seu ar varonil, tendo sempre ao lado o filho único, de catorze anos, fardado com uma fardeta de colegial. Tinha, essa senhora, um temperamento de heroína doméstica. Viera muito cedo para o Brasil, com o pai, que era alemão; ela, porém, havia nascido em Riga, russa portanto, como sua mãe o era. Antes dos dezesseis anos, ficara órfã de mãe. Seu pai imigrara para o Brasil, contratado a trabalhar no acabamento das obras da Candelária. Era estucador, marmorista, um pouco escultor; enfim, um operário fino, para essas obras especiais de revestimento e decoração interna de edifícios suntuosos.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2003. p.50. Fragmento.
Assinale a alternativa em que o narrador usa o recurso expressivo da comparação.
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UESC)
Uma haste condutora, de comprimento igual a 1,0m e de peso igual a 10,0N, cai a partir do repouso, deslizando nos fios metálicos dispostos no plano vertical e interligados por um resistor de resistência elétrica igual a 1,0 Ω, conforme a figura.
Desprezando-se a forças dissipativas e sabendo-se que o conjunto está imerso na região de um campo magnético uniforme de intensidade igual a 1,0T, o módulo da velocidade máxima atingida pela haste é igual, em m/s, a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão.
Como preservar sua privacidade no mundo digital
É inegável que os smartphones provocaram uma verdadeira revolução em nossas vidas. [...] Em um mundo onde a privacidade online é uma preocupação cada vez maior, especialistas em segurança dizem que um de nossos maiores erros é a premissa de que, se escondermos nossas identidades com senhas e pseudônimos, nos manteremos seguros e anônimos. Mas as evidências mostram que não é preciso muito para que nossas identidades sejam reveladas. [...] A maioria das pessoas vê a marcação de localização geográfica como a maior ameaça à sua privacidade. [...] No Facebook, por exemplo, essa informação é transmitida automaticamente quando você posta algo ou conversa no chat – é necessário desabilitá-lo manualmente. [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150227_vert_fut_privacidade_internet_ml. Acesso em: 9 abr. 2019.
[...] as evidências mostram que não é preciso muito para que nossas identidades sejam reveladas.
A oração subordinada em destaque expressa
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir:
A imagem retrata a repressão contra manifestações de rua no período da Ditadura Militar. Essa repressão foi justificada pelo chamado “perigo comunista”, motivo principal do golpe que retirou o Presidente João Goulart do poder.
CITE e EXPLIQUE o fato histórico ocorrido em um país da América Central e que foi utilizado pelos setores conservadores da sociedade brasileira para afirmar a iminência do perigo comunista.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS)
Os ácidos são substâncias químicas que se ionizam e liberam íons H+ em solução aquosa. A constante de ionização de um ácido, Ka, expressa a tendência do equilíbrio químico para a reação reversível de ionização de ácidos em solução aquosa. Considerando-se as propriedades dos ácidos e a análise das informações da tabela, é correto concluir: