(FUVEST 2012 1ª FASE) Considere os seguintes compostos isoméricos:
CH3CH2CH2CH2OH (butanol) e CH3CH2OCH2CH3 (éter dietílico)
Certas propriedades de cada uma dessas substâncias dependem das interações entre as moléculas que a compõem (como, por exemplo, as ligações de hidrogênio).
Assim, pode-se concluir que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia.
Por causa dessa lambança
da vacina obrigatória
Os manatas da sabença
estão teimando desta vez
Em meter o ferro a pulso
bem no braço do freguês
E os doutores da higiene
vão deitando logo a mão
Sem saber se o sujeito
quer levar o ferro ou não
Seja moço ou seja velho,
ou mulatinha que tem visgo
Homem sério, tudo, tudo
leva ferro, que é servido
PINHEIRO, Mário. Vacina obrigatória. Disponível em:
<http://revistas.unincor.br/index.php/recorte/article/viewFile/620/pdf>.
Acesso em: 23 jan. 2016.
Vocabulário:
Manata – indivíduo trapaceiro, pilantra, ladrão.
Visgo – alguém com características pegajosas.
As ações promovidas pelo governo carioca, no início do século XX, geraram reações:
- Geografia | 5.1 População
(FGV) Baseados na análise de pesquisas e nos dados de várias Pnad (Pesquisa Nacional de Analise de Domicílios) sobre o mercado de trabalho nos últimos 20 anos, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou, em outubro de 2013, um relatório com informações precisas sobre o trabalho no Brasil. Entre as informações apontadas, destaca-se que:
- Química | 2.4 Cinética Química
(IFSUL) Os veículos emitem óxidos de nitrogênio que destroem a camada de ozônio. A reação em fase gasosa ocorre em duas etapas:
1a etapa: O3 + NO2 -> O2 + NO3 (lenta)
2a etapa: NO2 + NO3 -> N2O5 (rápida)
A lei de velocidade para a reação é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos I e II e resolva as questões.
TEXTO I
CRIANÇAS SÃO INTERNADAS POR VÍCIO EM CELULAR NA ESPANHA
Na Espanha, duas crianças foram internadas em uma instituição para tratamento de problemas mentais por, aparentemente, estarem viciadas no uso do telefone celular.
Segundo a imprensa espanhola, as crianças têm 12 e 13 anos de idade e foram enviadas para a clínica por seus pais. Eles afirmam que elas não conseguiam participar de atividades normais sem seus telefones celulares. Além disso, as duas crianças apresentavam desempenho ruim na escola, ficavam o dia todo no celular e mentiam para os familiares para conseguir dinheiro, que era gasto com os celulares.
A médica Maite Utges, diretora do Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Lérida, perto de Barcelona, afirmou que esta é a primeira vez que a clínica trata crianças dependentes de telefone celular.
"As duas mostravam um comportamento perturbado e isso era notado nos problemas na escola. As crianças tinham graves dificuldades para levar uma vida normal", disse a médica a jornais espanhóis.
O médico especialista em vícios, José Martínez-Raga, afirmou que as crianças viciadas em celular, assim como os que fazem uso excessivo de videogames, ficam irritadas com frequência, desenvolvem um comportamento anti-social e vão mal na escola.
O médico afirmou que casos como esse podem ser "a ponta do iceberg", e que o vício em telefone celular "pode, definitivamente, se transformar em um perigo no futuro".
Utges, recomendou que os pais não permitam que seus filhos tenham telefones celulares até completarem 16 anos.
Crianças são internadas por vício em celular na Espanha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412099.shtml Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
Explicite os sintomas do vício em celulares segundo o médico José Martínez-Raga
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: www.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
Ao interagirmos socialmente, é comum deixarmos claro nosso posicionamento a respeito do assunto discutido. Para isso, muitas vezes, recorremos a determinadas estratégias argumentativas, dentre as quais se encontra o argumento de autoridade. Considerando o texto em suas cinco partes, constata-se que há o emprego de argumento de autoridade no trecho: