(FUVEST 2016 1° FASE) O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,
Note e adote:
-> Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m): E= mc2
-> Massa do elétron = 9x10-31 kg
-> Velocidade da luz c = 3,0 108 m/s
-> 1 eV= 1,6 10-19 J
-> 1 MeV = 106 eV
-> No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIME)
O colecalciferol, uma das estruturas da vitamina D, está relacionado com a formação e a manutenção de ossos e dentes porque favorece a absorção intestinal do cálcio presente nos alimentos. Essa substância química é produzida pelo organismo com estímulo da luz solar, o que depende de fatores, como época do ano, local de habitação, cor da pele, dentre outros. Atualmente, a principal causa da deficiência da vitamina D no organismo é a falta de exposição da pele à luz solar, associada ao uso de bloqueadores de radiações ultravioleta, indicados para a prevenção do câncer de pele e do envelhecimento precoce.
Considerando-se as informação do texto, as propriedades das substâncias químicas e a estrutura química do colecalciferol, é correto afirmar:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático, na membrana interna.
GRUNDLINGH, J. et. al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death.
Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).
O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à):
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a respeito da revolta que ocorreu no Rio de Janeiro no ano de 1904. O repórter do jornal A Tribuna, falando a elementos do povo sobre a revolta, ouviu de um preto acapoeirado frases que bem expressavam a natureza da revolta e este sentimento de orgulho. Chamando o repórter de "cidadão", o preto justificava a revolta: era para "não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!". Para ele, a vacinação em si não era importante – embora não admitisse de modo algum deixar os homens de higiene aplicar coisa alguma em suas virilhas. O mais importante era "mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”. CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados. 1989. p. 121. (Fragmento)
Enunciado:
C om base no texto, indique qual seria um dos principais motivos para a eclosão da Revolta da Vacina.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um clube deseja produzir miniaturas em escala do troféu que ganhou no último campeonato. O troféu está representado na Figura 1 e é composto por uma base em formato de um paralelepípedo reto-retângulo de madeira, sobre a qual estão fixadas três hastes verticais que sustentam uma esfera de 30 cm de diâmetro, que fica centralizada sobre a base de madeira. O troféu tem 100 cm de altura, incluída sua base.
A miniatura desse troféu deverá ser instalada no interior de uma caixa de vidro, em formato de paralelepípedo reto-retângulo, cujas dimensões internas de sua base estão indicadas na Figura 2, de modo que a base do troféu seja colada na base da caixa e distante das paredes laterais da caixa de vidro em pelo menos 1 cm. Deve ainda haver uma distância de exatos 2 cm entre o topo da esfera e a tampa dessa caixa de vidro. Nessas condições deseja-se fazer a maior miniatura possível.
A medida da altura, em centímetro, dessa caixa de vidro deverá ser igual a
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 1o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
2Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 3coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque 4não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto:
I. “o número a que chegasse” (ref. 1) = o número a que alcançasse.
II. “Lembro o orgulho” (ref. 2) = Recordo-me do orgulho.
III. “coisas que deixamos de fazer” (ref. 3) = coisas que nos descartamos.
IV. “não há mais bondes” (ref. 4) = não existe mais bondes.
A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto em