(FUVEST 2019 1° FASE) Uma bateria de tensão V e resistência interna Ri é ligada em série com um resistor de resistência R. O esquema do circuito está apresentado na figura.
A potência dissipada pelo resistor R é dada por
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Uffs) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira.
Como é conhecido esse processo?
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEG) O ácido nítrico é um líquido incolor, tóxico, corrosivo e com alta solubilidade em água e pode ser obtido industrialmente a partir da amônia, conforme sequência de reações a seguir.
4 HN3 + 5 O2 →4 NO + 6 H2O 2 NO + O2 →2 NO2
4 NO2 + H2O →2 HNO3 + NO
Nas equações acima, o átomo de nitrogênio é encontrado nos seguintes estados de oxidação.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta.
A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
O internetês na escola
O internetês — expressão grafolinguística criada na internet pelos adolescentes na última década — foi, durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (onde “casa” vira ksa; e “aqui” vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante. Essa forma de expressão parece ainda estar restrita a seu hábitat natural. Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora em que podemos escrever de qq jto, da hora em que não podemos escrever de “qualquer jeito”. Mas, e para um adolescente que fica várias horas “teclando” que nem louco nos instant messengers e chats da vida, é fácil virar a “chavinha” no cérebro do internetês para o português culto? “Essa dificuldade será proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta, como jornais ou obras literárias. Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão do internetês” — explica Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP.
RAMPAZZO, F. Disponível em: www.revistalingua.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Segundo o texto, a interação virtual favoreceu o surgimento da modalidade linguística conhecida como internetês. Quanto à influência do internetês no uso da forma culta da língua, infere-se que
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(FUVEST 2020 1º FASE) No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente‐SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Representação de deslizamento de terra (escorregamento) na região de Santos e São Vicente
Disponível em https://www.ipt.br/. Adaptado. 2019.
Baseando‐se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que