(FUVEST 2019 1° FASE) Uma bateria de tensão V e resistência interna Ri é ligada em série com um resistor de resistência R. O esquema do circuito está apresentado na figura.
A potência dissipada pelo resistor R é dada por
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UPE) De acordo com um comunicado emitido pela Academia Americana de Pediatria, em 2015, não existem problemas na higienização dos dentes dos bebês e das crianças com cremes dentais que contêm flúor em sua composição. No entanto, esses produtos devem apresentar uma concentração de flúor entre 0,054 e 0,13 (título em massa), para se obter uma proteção adequada contra as cáries.
Foram realizados testes de qualidade relativos à presença do flúor nos seguintes cremes dentais recomendados para bebês e crianças:
Passaram, no teste de qualidade, apenas os cremes dentais:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição. Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCℓ).
Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A luz natural é uma luz não polarizada que vibra em todas as direções. No entanto, sempre que um raio de luz emitido pelo Sol encontra uma estrada molhada, a luz é parcialmente refletida pela água e orientada em uma direção. Em outras palavras, ela é polarizada. [...] As lentes polarizadas evitam reflexos de luz e imagens espelhadas. Como resultado, elas protegem os usuários do cansaço dos olhos, pois eles não precisam mais se ajustar às mudanças constantes nas condições de luz.
A eficácia das lentes com filtro de polarização só é totalmente garantida – impedindo que os raios polarizados oriundos das poças atinjam a visão do condutor – se a direção da polarização da luz refletida pela estrada molhada e a direção do eixo de polarização da luz após atravessar o filtro forem:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNESP) A bioluminescência é o fenômeno de emissão de luz visível por certos organismos vivos, resultante de uma reação química entre uma substância sintetizada pelo próprio organismo (luciferina) e oxigênio molecular, na presença de uma enzima (luciferase). Como resultado dessa reação bioquímica é gerado um produto em um estado eletronicamente excitado (oxiluciferina*). Este produto, por sua vez, desativa-se por meio da emissão de luz visível, formando o produto no estado normal ou fundamental (oxiluciferina). Ao final, a concentração de luciferase permanece constante.
O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência de vagalumes, no qual são formados dois produtos diferentes em estados eletronicamente excitados, responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou na cor vermelha.
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar que a enzima luciferase:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Julga-se que a organização não política comunista na América Latina já prosseguiu tanto e tão eficientemente que, em caso de guerra com os EUA, a URSS poderia: a) receber um fluxo extenso de informações razoavelmente precisas da América Latina, b) alistar agentes de sabotagem e c) por mero comando de ordens necessárias, paralisar as economias dos dois países (Chile e Cuba), os quais são importantes para os EUA. [...] Julga-se também que, no restante dos países dos países da América Latina, a penetração secreta comunista em esferas estratégicas das várias economias já é tal que pode permitir a URSS, apenas dando as ordens necessárias, a) impeça que os EUA conservem o fluxo normal de matérias-primas da América Latina, b) precipite crises econômicas que obrigariam os EUA a escolherem, por um lado, entre programas de auxilio de emergência fiscalmente caros, e, por outro, o passo também politicamente caro de negar tal auxílio. AYERBE, Luis Fernando. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia. São Paulo: UNESP, 2002. p. 81-82. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento é parte de um relatório elaborado pela CIA, elaborado em 1º de novembro de 1947 e que evidencia