(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere uma solução aquosa diluída de ácido acético (HA), que é um ácido fraco, mantida a 25 ºC. A alternativa que mostra corretamente a comparação entre as concentrações, em mol/L, das espécies químicas presentes na solução é:
Dados, a 25 ºC:
- Constante de ionização do HA: Ka = 1,8 × 10-5
- Produto iônico da água: Kw = 1,0 × 10-14
- Constantes de equilíbrio com concentrações em mol/L
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.
Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
Suas obras têm faixas grandes e retangulares, com cores bem selecionadas. Seus tons de vermelho são notáveis em comparação com os marrons, pretos e ferrugens mais sóbrios que aparecem em muitas de suas obras. Ele é Mark Rothko (1903 – 1970), um importante artista russo-americano que é considerado o papa do expressionismo abstrato. A propósito, ele sempre rejeitou esse rótulo e não aceitava a classificação de pintor abstrato.
Disponível em: https://istoe.com.br. Acesso em: 13 jul. 2021.
Analisando a obra de Rothko com relação ao uso da cor, podemos inferir
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Ilzver Matos, especialista em temas ligados à justiça e intolerância no Brasil, assevera que o direito brasileiro acumula benefícios que partilha narcísica e historicamente com a elite branca e racista. Esses benefícios dificultam a abertura de espaços para a compreensão das especificidades dos povos de terreiro pelo sistema de justiça e gera atos administrativos e judiciais que, no lugar de protegerem os direitos e garantias constitucionais, convencionais e legais desses povos – que são patrimônio histórico e cultural do país – questionam e põem em risco os direitos e a existência dessas comunidades. Tais comunidades, assim, têm se colocado no espaço público para disputar essas narrativas e influenciar a agenda pública do sistema de justiça – sem desconsiderar os demais poderes instituídos.
A reflexão mencionada no texto é incompatível com a existência de um estado laico e democrático, uma vez que
- História
"A própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração do homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais."
Bloch, Marc. A SOCIEDADE FEUDAL.Lisboa, Edições 70, 1987.
O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras. É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2016 1ª FASE) Dispõe se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 é