Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UTFPR) Em muitos animais, o sistema respiratório e o sistema circulatório apresentam relação funcional entre si. Em relação aos dois sistemas, considere as proposições a seguir.
I. Hematose é a transformação do sangue venoso em arterial.
II. O sangue que chega aos pulmões é sangue arterial e rico em oxigênio.
III. A veia pulmonar transporta sangue venoso do pulmão ao coração.
IV. A artéria pulmonar transporta sangue venoso até o pulmão.
Estão corretas apenas:
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee la siguiente viñeta de Ramón y resuelve la cuestión. Disponible en: http://elpais.com/elpais/2013/09/16/vinetas/1379346769_824875.html. Acceso el: 17 set. 2013
Enunciado:
Sobre los debates actuales respecto a los medios de transporte y su impacto en el medio ambiente, otro medio que contribuye mucho más para la movilidad urbana igualitaria y para la calidad del aire es el
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSUL) Crônica parafraseada de uma Síria em guerra
Ela abre os olhos. Não fosse o cheiro horrível de morte, o silêncio seria até agradável, mas o olfato a lembra que não há paz 1– nem pessoas, vizinhos, crianças. A trégua na manhãzinha não traz esperança. Tão somente lhe permite descansar o corpo, mas não a mente. As lembranças da noite anterior ainda produzem sobressaltos. Bombas, casas caindo e soldados gritando.
Levanta-se, bebe o pouco da água que restou do copo ao lado da cama. Já não é tão limpa, nem farta como antes. Sempre um gosto amargo misturado com H2O.
Abre a geladeira, e só encontra comida enlatada e congelada. E mesmo não tão congelada assim, já que os cortes diários de eletricidade derretem as camadas de gelo.
Os sobrinhos ainda dormem, e ela tenta orar. Não consegue. A mente desconcentra-se facilmente. Em uma prece fragmentada, pede a Deus descanso e trégua. E faz a oração sem pensar muito. Não precisa; é a mesma oração das últimas semanas.
Ela não quer sair de casa. Não é teimosia, é falta de opção. 2“Para onde ir?”, pergunta, com uma voz desesperançosa. Está tão confusa que não consegue imaginar saídas.
Nem a piedade de enterrar os mortos o governo permite. Cadáveres estão espalhados pelas ruas. As forças de Assad 3impediram de sepultar ou mesmo remover os restos mortais. Ou seja, mesmo viva, ela não tem como fugir da morte escancarada diante de seus olhos. Não é fácil acreditar na vida, quando a realidade grita o contrário.
Se não podem sepultar os mortos, os sobreviventes tentam ao menos ajudar a curar as feridas dos machucados. Não podem levá-los aos hospitais da cidade, já que há um medo generalizado de que o governo prenda os feridos como se fossem prisioneiros de guerra. Resta improvisar atendimento nos campos. Não bastasse a precariedade do atendimento, não há medicamentos suficientes.
Rebeca, de 32 anos, é trabalhadora autônoma. Ou melhor, 4era. Agora já não sabe mais o que é e o que faz em sua cidade Damasco, capital da Síria.
Crônica parafraseada do depoimento de uma moradora da capital da Síria (identificada apenas pela letra “R”) ao jornal Folha de São Paulo, de quarta-feira, dia 25. A Síria está em revolta há 16 meses contra a ditadura de Bashar al-Assad. Nos últimos dias, o confronto contra os rebeldes se acirrou e as mortes aumentaram.
Disponível em: http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2012/07/26/cronica-parafraseada-de-uma-siria-em-guerra/
Acesso em: 14 set. 2015.
Sobre a acentuação gráfica, são feitas as seguintes afirmações.
I. As palavras horrível, agradável e fácil seguem a regra de acentuação gráfica das oxítonas.
II. Os vocábulos só, há e já recebem acento gráfico em decorrência de regras distintas.
III. A presença ou a ausência do acento gráfico na palavra e é determinante para a classificação gramatical desse vocábulo.
IV. As palavras levá-las, diários, contrário seguem a regra de acentuação gráfica das paroxítonas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.07 Vozes Verbais
Leia o texto a seguir. Cantor de Armazém está no “The Voice Brasil” Os olhares dos telespectadores de Santa Catarina se voltaram, quinta-feira, à participação de Dudu Fileti no “The Voice Brasil”, da Globo. O cantor, que é de Armazém, mas mora em Florianópolis, teve três cadeiras viradas e escolheu Lulu Santos como técnico. Apenas Claudia Leitte não virou. Em entrevista ao Diário do Sul, Dudu, que na edição passada não foi escolhido pelos jurados, conta que agora a intenção é trabalhar e apresentar boas interpretações. “Como disse no programa, em 2013 eu respeitei a decisão dos jurados e respeitei os profissionais que avançaram na competição. Creio que foi esse respeito e o apoio das pessoas que apostaram na # voltadudu que me alimentaram para tentar novamente. Então, estar de volta e ser aprovado da forma positiva dá mais gás para trabalhar e apresentar boas interpretações. Estou muito feliz, acho que é a palavra que melhor descreve este momento. Agora é focar nos ensaios para a etapa de duelos”, afirma. Disponível em: <http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=17589>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento) Considere o trecho a seguir. Em entrevista ao Diário do Sul, Dudu, que na edição passada não foi escolhido pelos jurados...
- a) Quem pratica a ação indicada pelo verbo “escolher”?
- b) Explique qual é a intenção do autor ao utilizar a voz passiva, e não a voz ativa, que é mais comum, na oração.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Uma fonte luminosa uniforme no vértice de um cone reto tem iluminamento energético (fluxo energético por unidade de área) HA na área A da base desse cone. O iluminamento incidente numa seção desse cone que forma ângulo de 30° com a sua base, e de projeção vertical S sobre esta, é igual a: