(FUVEST 2010 1ª FASE) Na produção de combustível nuclear, o trióxido de urânio é transformado no hexafluoreto de urânio, como representado pelas equações químicas:
I. UO3(s) + H2(g) →\to UO2(s) + H2O(g)
II. UO2(s) + 4HF(g) →\to UF4(s) + 2 H2O(g)
III. UF4(s) + F2(g) →\to UF6(g)
Sobre tais transformações, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirredução apenas em
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O jovem Boyan Slat de 19 anos foi inovador e recebeu a atenção do mundo ao desenvolver um projeto de limpeza dos oceanos. No mundo cada vez mais descartável, a produção diversificada de resíduos cria problemas devastadores para os oceanos e ambiente costeiros.
Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoWhich verb best completes the space in text?
Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica GeométricaOs olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.
A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.
Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?
História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico36. Texto base: Leia o texto a seguir escrito por Thomas Hobbes (1588-1679), um dos principais pensadores ingleses do século XVII, cujas ideias ajudaram a justificar o absolutismo monárquico, durante o período moderno. O pacto social É certo que há algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras [...]. Assim, talvez haja alguém interessado em saber porque a humanidade não pode fazer o mesmo [...]. Primeiro, que os homens estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade, o que não ocorre no caso dessas criaturas [...]. Terceiro, que, como essas criaturas não possuem (ao contrário do homem) o uso da razão, elas não veem nem julgam ver qualquer erro na administração da sua existência comum [...]. Por último, o acordo vigente entre essas criaturas é natural, ao passo que o dos homens surge apenas através de um pacto, isto é, artificialmente. Portanto, não é de admirar que seja necessária alguma coisa mais, além de um pacto, para tornar constante e duradouro o seu acordo; ou seja, um poder comum que os mantenha em respeito, e que dirija as suas ações no sentido do benefício comum. HOBBES, Thomas. O leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1974. P. 108-109. (Coleção Os Pensadores). (Fragmento)
Enunciado:
- A) Quais as comparações que Hobbes estabelece entre a sociedade humana e a forma de organização dos animais?
- B) Identifique no texto o argumento utilizado pelo autor para justificar a existência de um governo sobre os indivíduos.
Biologia | 9.1 Grupos VegetaisUm aluno precisava organizar a coleção botânica da sua escola, e separar as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Assim selecionou plantas de arroz, trigo e milho, as quais foram corretamente colocadas em um grupo; enquanto as de feijão, soja e ervilha foram colocadas em outro grupo. Analise as proposições em relação às características de plantas monocolitedôneas e de dicotiledôneas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As raízes das monocotiledôneas são fasciculadas (cabeleira) e encontradas nas plantas de arroz, trigo e milho.
( ) As sementes de monocotiledôneas são constituídas por dois cotilédones e encontradas nas plantas de trigo.
( ) As folhas das dicotiledôneas apresentam nervuras paralelas e podem ser observadas nas plantas de feijão e soja.
( ) As flores das dicotiledôneas apresentam, geralmente, as peças florais em número de três ou múltiplos de três e são comuns nas plantas de milho e trigo.
( ) As folhas das monocotiledôneas são constituídas por nervuras reticuladas, ou ramificadas, e são observadas nas plantas de arroz e milho.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.