(FUVEST 2013 1° FASE) A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo.
Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra se move apenas devido à força elétrica de interação entre elas. Quando a distância entre as partículas varia de ri = 3 x 10-10 m a rf = 9 x 10-10 m, a energia cinética da partícula em movimento
Questões relacionadas
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rádio percebe que sua estação de rádio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequência de megahertz, tem seu sinal de transmissão superposto pela transmissão de uma rádio pirata de mesma frequência que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regiões da cidade.
Considerando a situação apresentada, a rádio pirata interfere no sinal da rádio do centro devido à
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
10 anos de “hashtag”: a ferramenta que mobiliza a internet
A “hashtag”, ícone das redes sociais, celebrou em 2017 seus primeiros 10 anos de uso no acompanhamento dos grandes eventos mundiais com um efeito de mobilização e expressão de emoção e humor.
A palavra-chave precedida pelo símbolo do jogo da velha foi popularizada pelo Twitter antes de ser incorporada por outras redes sociais. A invenção foi de Chris Messina, designer americano especialista em redes sociais. Em 23 de agosto de 2007, o usuário intensivo do Twitter propôs em um tuíte usar o jogo da velha para reagrupar mensagens sobre um mesmo assunto. Ele lançou, então, a primeira “hashtag” #barcamp sobre oficinas participativas dedicadas à inovação na web.
O compartilhamento das palavras-chaves — que já são citadas 125 milhões de vezes por dia no mundo — já serviu de trampolim para mobilizações em massa.
Alguns slogans que tiveram grande efeito mobilizador foram o #BlackLivesMatter (Vidas negras importam), após a morte de vários cidadãos americanos negros pela polícia, e #OccupyWallStreet (Ocupem Wall Street), referente ao movimento que acampou no coração de Manhattan para denunciar os abusos do capitalismo.
AFP. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 24 ago. 2017 (adaptado).
Ao descrever a história e os exemplos de utilização da hashtag, o texto evidencia que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: Leia o trecho a seguir referente à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Teremos meses de cruel provação e sacrifício pela frente. É algo temeroso convocar este povo pacífico para a guerra, para a mais terrível e desastrosa de todas as guerras, que ameaça a própria civilização [...]. Mas o direito é mais precioso do que a paz, e devemos lutar pelo que sempre carregamos no coração – pela democracia, pelo direito daqueles que se submetem a uma autoridade a ter voz em seu próprio governo, pelos direitos e liberdades de pequenas nações. A essa tarefa devemos dedicar nossa vida e nosso destino, tudo que somos e tudo que temos, com o orgulho daqueles que sabem que chegou o dia no qual os Estados Unidos têm o privilégio de derramar seu sangue pelos princípios que os fundaram e que os deram alegria e paz. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1917-abril-americanos-guerra/entrada-eua-conflito-tio-sam-woodrow-wilson.shtml>. Acesso em: Acesso em: 19 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique os motivos da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial.
b) Comente a respeito das mudanças de poder das potências mundiais após o término da Primeira Guerra.
- Física
Considere três cargas elétricas puntiformes,positivas e iguais a Q, colocadas no vácuo, fixas nos vértices A, B e C de um triângulo equilátero de lado d, de acordo com a figura a seguir:
A energia potencial elétrica do par de cargas, disponibilizadas nos vértices A e B, é igual a 0,8 J. Nessas condições,é correto afirmar que a energia potencial elétrica do sistema constituído das três cargas, em joules, vale
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O problema já é antigo: ANALFABETISMO. A notícia foi publicada nos jornais em janeiro de 2014.
Brasil é o 8° país com maior número de analfabetos adultos, diz UNESCO
(Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura)
Relatório mapeou os principais desafios da educação no mundo.
Dos 150 países analisados, apenas 41 atingiram meta de investimento Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/01/brasil-e-o-8-pais-com-mais-analfabetos-adultos-diz-unesco.html . Acesso em 04 abr. 2015.
Enunciado:
1. Os dados presentes nesse texto são de 2014. Procure saber o índice de analfabetos nos dias de hoje no Brasil.
2. Por que ainda existem analfabetos se a escola é direito de todos?
3. Qual seria a solução para resolver esse problema?