A charge é um gênero textual que tem por finalidade satirizar ou criticar, por meio de uma caricatura, algum fato atual. Assumindo um posicionamento crítico, essa charge retrata
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Um problema que tem aumentado consideravelmente, nos últimos anos, é a gravidez na adolescência. O uso e o conhecimento adequado de métodos contraceptivos pelos jovens podem reverter este quadro. Sobre os métodos contraceptivos, é incorreto afirmar-se que:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO) E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: 10470011
Texto para a questão. O Leão e o Rato Ao deixar seu buraquinho,
viu-se o pobre Ratinho
entre as patas do Leão.
Levou um susto sem nome.
Acontece que o felino,
talvez por não estar com fome,
não quis o Rato matar. Gesto que não foi em vão.
Quem iria imaginar
que um simples rato pudesse
um dia o Leão salvar? Pois é isso que acontece!
Pensando em matar a sede,
O Leão buscava o rio
quando caiu numa rede. O bicho ficou bravio
e embora se debatesse
não lograva se livrar. Chegou o Ratinho, então,
roeu os fios da rede
e libertou o Leão. Pode alguém que a gente ajude
um dia nos dar a mão.
Dá até lucro a virtude! LA FONTAINE. Fábulas. Trad. Ferreira Gullar. 4. ed.
Rio de Janeiro: Revan, 1999. p. 27-28.
Enunciado:
Aponte a característica que pode identificar esse texto como uma fábula:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?
ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escrevetenho quereformular, e nãotenho de reformular,pode-secolocar dois constituintes,e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
- Biologia
(UFSM) “O fenômeno El Niño, de ocorrência aperiódica, atua sobre a climatologia terrestre, ocasionando seca e/ou inundação em áreas geográficas onde não ocorreriam naturalmente. Estudos climatológicos estão relacionando, entre outros fatores, a ocorrência do El Niño a um aumento na taxa de doenças endêmicas nos países do ‘terceiro mundo’.”
“Galileu”, abril de 2002, n0. 129.
Considerando essa afirmação, pode-se inferir que, em zonas geográficas onde ocorram inundações, deve aumentar a ocorrência de: