A charge é um gênero textual que tem por finalidade satirizar ou criticar, por meio de uma caricatura, algum fato atual. Assumindo um posicionamento crítico, essa charge retrata
Questões relacionadas
- Matemática
Considere que
é uma função bijetora. Dados a e b números reais quaisquer, defina a função g, dada pela expressão g(x) = f (x + a) + b. É correto afirmar que para qualquer que seja a função f temos
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Meu pequeno planeta
Materiais:
- Bolas de isopor;
- Revistas para recortar;
- Fotografia (ou fotocópia) dos alunos (opcional);
- Papéis coloridos;
- Palitos de churrasco;
- Tesoura;
- Cola;
- Canetinha;
- Fita adesiva.
Atividade:
Disponível em: <http://www.opequenoprincipe.com/Downloads/Wallpapers/1280x960/Wallpaper-04.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
O Pequeno Príncipe é um livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, escrito em 1943. A linda história conta as aventuras de um garotinho que mora em seu próprio planeta. Ele vivia sozinho com sua rosa e viajava pelo universo pegando carona em cometas. Seus melhores aliados eram sua imaginação e seu coração nobre.
Essa atividade propõe aos alunos que construam seu próprio planeta, onde eles podem colocar aquilo que consideram mais especial e viver suas próprias aventuras.
1ª parte: o planeta
A ideia é que o planeta seja redondo, para isso as bolas de isopor. Se algum aluno não quiser um planeta redondo, poderá improvisar com papelão, afinal quem somos nós para mandar na forma do planeta de alguém? O formato é uma sugestão. Ele será coberto com papéis coloridos, de revista ou com cores lisas. Caso queiram, os alunos podem complementar o colorido dos papéis com desenhos em canetinha.
2ª parte: príncipes e princesas
Agora vamos fabricar os habitantes dos planetas. Os alunos podem recortar nas revistas imagens de pessoas. Nessa hora, o rosto das pessoas pode ser substituído pelo dos alunos, para que eles sejam os príncipes ou as princesas.
Selecionados os príncipes e as princesas, os alunos irão colá-los sobre um papel mais duro para dar firmeza e, atrás da figura, com o auxílio de uma fita adesiva, cole os palitos de churrasco.
Os palitos serão fincados na bola de isopor para que os príncipes e princesas fiquem de pé.
3º parte: companheiros
Utilizando o mesmo sistema de recorte e colagem, com o auxílio dos palitos, outros personagens, objetos, animais ou plantas poderão conviver no planeta dos alunos. O Pequeno Príncipe tinha uma rosa, sua amada, amiga e companheira. Conte esse fato para os alunos e deixe que soltem a imaginação.
Caso haja interesse, você pode passar para os alunos pedaços dos desenhos do Pequeno Príncipe. Existem vários, de diferentes durações, disponíveis no site Youtube. Seguem algumas sugestões:
• O Pequeno Príncipe - a última viagem da rosa, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=LKZBeLSc_a4>.
• O Pequeno Príncipe - episódio 01 (parte 01), disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=KdxDL1pUc1I>.
• O Pequeno Príncipe e a raposa, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=stLCdLx81bk>.
• O Pequeno Príncipe - B546, o planeta do tempo, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=saMl8zj5RJo>.
20 out. 2014.
- Matemática | 14.6 Esfera
Se r é um número real positivo, a razão entre o volume de um cubo cuja medida da aresta é r metros e o volume de uma esfera cuja medida do raio é metros é:
- Linguagens | Capítulo 08: Notícia
Pela 1a vez nas olimpíadas, o Brasil terá delegação
com maioria feminina
Histórico! Pela primeira vez nas olimpíadas, o Brasil terá uma
delegação com maioria feminina.
Segundo o Comitê Olímpico do Brasil, das 187 vagas conquistadas
em 32 modalidades, 110 são preenchidas por mulheres e 61 por
homens, além de outras 15 sem gênero definido, como no hipismo
e revezamentos da natação. A competição internacional será
realizada em Paris entre julho e agosto deste ano.
Atletas como Rebeca Andrade na ginástica artística, Mayra Aguiar
no judô, Rayssa Leal no skate, Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia e
Beatriz Ferreira no boxe, são alguns nomes fortes que podem trazer
medalhas para o Brasil e inspirar meninas em todo o país. Ao longo
das décadas, o Comitê Olímpico Internacional tem trabalhado para
superar as barreiras de gênero.
Foi em 1991 que tomaram uma decisão histórica: todos os esportes
incluídos nos Jogos Olímpicos deveriam contar obrigatoriamente
com participação feminina. Mais de duas décadas depois, em
Londres-2012, todas as 204 federações nacionais levaram mulheres
nas comitivas, um marco inédito e crucial para alcançar a tão
almejada equidade de gênero. Desde então, o papel das mulheres no esporte tem passado
por uma evolução gradual, mas significativa. Saímos de uma
representação de apenas 2,2% em 1900, na França, para um
recorde de 48% em 2020, em Tóquio, e que deve aumentar
ainda mais em Paris. “Estamos prestes a celebrar um dos
momentos mais importantes da história das mulheres nos
Jogos Olímpicos e no esporte em geral”, disse o presidente do
Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
https://www.sonoticiaboa.com.br/2024/04/22
Com qual objetivo, o texto rememora o que aconteceu em
1991?
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(FUVEST 2009 1ª FASE) No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais.
O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a ureia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente.
As letras R, S, X, Y e Z correspondem, respectivamente a: