(FUVEST 2009 1ª FASE) A figura a seguir é um modelo simplificado de um sistema em equilíbrio químico. Esse equilíbrio foi atingido ao ocorrer uma transformação química em solução aquosa.
, , e representam diferentes espécies químicas. Moléculas de solvente não foram representadas.
Considere que as soluções dos reagentes iniciais são representadas por
Assim, qual das seguintes equações químicas pode representar, de maneira coerente, tal transformação?
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- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UFPR) Um prisma possui 17 faces, incluindo as faces laterais e as bases inferior e superior. Uma pirâmide cuja base é idêntica à base do prisma, possui quantas arestas?
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A(s) questão(ões) a seguir está(ao) relacionada(s) ao texto abaixo.
A variação linguística é uma realidade que, embora 1razoavelmente bem estudada pela sociolinguística, pela dialetologia e pela linguística histórica, provoca, 2em geral, reações sociais muito negativas. O senso comum 3tem 4escassa percepção de que a língua é um fenômeno heterogêneo, que 5alberga grande variação e 6está em mudança contínua. Por isso, 7costuma 8folclorizar a variação regional; 9demoniza a variação social e 10tende a interpretar as mudanças como sinais de 11deterioração da língua. O senso comum não se 12dá bem com a variação linguística e 13chega, 14muitas vezes, a 15explosões de ira e a gestos de grande violência simbólica diante de fatos de variação. Boa parte de uma educação de 16qualidade tem a ver 17precisamente com o 18ensino de língua – um ensino que garanta o 19domínio das práticas socioculturais de leitura, escrita e fala nos espaços públicos. E esse domínio inclui o das variedades linguísticas historicamente 20identificadas como as mais próprias a essas práticas – isto é, as 21variedades escritas e faladas que devem ser identificadas como constitutivas da chamada norma culta. Isso pressupõe, 22inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio conceito de norma culta e suas efetivas 23características no Brasil contemporâneo.
Parece claro hoje que o 24domínio 25dessas variedades caminha junto com o domínio das respectivas práticas socioculturais. Parece claro também, por outro lado, que não se trata apenas de desenvolver uma 26pedagogia que garanta o domínio das práticas socioculturais e das respectivas variedades linguísticas. Considerando o grau de rejeição social das variedades ditas 27populares, parece que o que nos 28desafia é a construção de 29toda uma cultura escolar aberta à crítica da 30discriminação pela língua e preparada para combatê-31la, o que pressupõe 32uma adequada 33compreensão da 34heterogeneidade linguística do país, sua história social e suas características atuais. 35Essa compreensão deve alcançar, em primeiro lugar, os próprios educadores e, em seguida, os educandos.
Como fazer isso? Como garantir a disseminação dessa cultura na escola e pela escola, considerando que a sociedade em que essa escola existe não reconhece sua cara linguística e não só discrimina impunemente pela língua, como dá sustento explícito a esse tipo de discriminação? Em suma, como construir uma pedagogia da variação linguística?
Adaptado de: ZILLES, A. M; FARACO, C. A. Apresentação. In: ZILLES, A. M; FARACO, C. A, orgs.,
Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta, de acordo com o sentido do texto.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Ufsm) Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes, graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos do reino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas com organismos de diferentes reinos, tais como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
Texto base: Observe a imagem a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/M3isTT>. Acesso em: 02 abr. 2015.
Enunciado:
a) Identifique a qual projeto político e econômico de JK a charge faz referência.
b) Explique qual é a crítica apresentada pela imagem.
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Texto base: Leia o texto a seguir. Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade de trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos – para entender isso até o século XIX! – que o que herdamos deste período, no que concerne ao ensino e à pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo no fim do século XV, um monstro cronológico! [...] O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução francesa e a Revolução Industrial. LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p.29. (Fragmento)
Enunciado:
- A) De acordo com o autor do texto, podemos considerar a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”? Justifique sua resposta.
- B) É possível afirmar que há um consenso entre os historiadores quanto a periodização da Idade Média? Encontre no texto argumentos que justifiquem sua resposta.
- C) Explique por que para Jacques LeGoff a Idade Média foi encerrado com o Renascimento, como muito historiadores defendem.