(FUVEST 2007 1ª FASE) A cúpula central da Basílica de Aparecida do Norte receberá novas chapas de cobre que serão envelhecidas artificialmente, pois, expostas ao ar, só adquiririam a cor verde das chapas atuais após 25 anos. Um dos compostos que conferem cor verde às chapas de cobre, no envelhecimento natural, é a malaquita, CuCO3.Cu(OH)2. Dentre os constituintes do ar atmosférico, são necessários e suficientes para a formação da malaquita:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Leia um trecho de um conto do autor Carlos Drummond de Andrade para responder à questão. “Rick e a Girafa” Rick se preocupava com a escada que precisava galgar para alcançar o mundo dos sonhos. Não precisava de escada. Ele já estava lá. No Jardim Zoológico, neste domingo azul, a girafa olha do alto para as crianças, e parece convidá-las a um passeio no dorso. Há uma escada perto, e se for encostada ao animal, Ricardo (Rick é o seu apelido) poderá chegar até lá. O garoto mede a distância que vai do chão ao lombo, e julga-se em condições de vencê-la. Uma vez lá em cima, cavalgando o pescoço, e segurando-lhe os chifres, pedirá à girafa, depois de umas voltas pelo Jardim, que o leve por aí, percorrendo o mundo. Presa há tanto tempo, a girafa há de estar ansiosa de liberdade. Não será difícil transpor a cerca. Ela espera que Rick lhe proponha a aventura. Ninguém se atreveria a travar-lhe os passos. E Rick vai dirigi-la nos rumos que aprendeu no atlas escolar. O problema é descer de vez em quando, para Rick alimentar-se de biscoitos, fazer necessidades e dormir. Camarada, a girafa irá se deitando aos poucos, primeiro dobrando devagar as pernas, depois se inclinando lentamente para o lado, e afinal arriando com suavidade a carga infantil. Mas para subir outra vez, como se arranjaria ele? Escada não haverá. Mesmo deitada, a girafa é difícil de subir. A imaginação não lhe fornece recurso plausível. O sonho frustou-se. Rick levanta o braço direito e, com a mão espalmada em gesto de adeus à girafa que gentilmente o convidara, esclarece: — Muito obrigado! Fica para outra ocasião, quando eu crescer. ANDRADE, Carlos Drummond de. Para Gostar de Ler. Editora: Ática. São Paulo: Série/Coleção: Júnior 3
Enunciado:
Pelo contexto do conto “Rick e a Girafa”, de Drummond, redija um breve texto, interpretando o significado do verbo “galgar” presente no primeiro período.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS)
Considere um bloco metálico de peso P em equilíbrio sobre um plano inclinado com isolamento elétrico, conforme a figura. Sabendo-se que a intensidade do campo elétrico é E, e desprezando-se a força de atrito entre o plano e o bloco, pode-se afirmar que o valor da carga elétrica que mantém o equilíbrio do bloco é dada pela relação
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: A questão referem-se a um trecho do poema de Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás – GO (20/8/1889 a 10/4//1985) – , poetisa e contista brasileira. Leia-o e observe-o com atenção. O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes. Fonte: http://www.pensador.info/p/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/1/ - 4/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
De acordo com o trecho do poema, ações e características praticadas com o fato de saber e o fato de ter sabedoria são necessárias no nosso dia-a-dia? Justifique sua resposta, de acordo as diferentes atitudes nos dois vocábulos: saber e sabedoria.
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: O trecho abaixo é uma passagem da obra em que Bossuet, defendendo o Direito Divino dos reis, legitima o poder absoluto. “Não há poder sem a vontade de Deus: todo governo, seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado: revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio. O trono não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. BOSSUET, Jacques. Política tirada da Sagrada escritura, publicada em 1709 apud FREITAS, Gustavo de (org.).
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s.d., p. 201. v. 2. Glossário:
Depositário: aquele que recebe e guarda alguma coisa.
Sacrilégio: pecado grave contra a religião ou coisas sagradas
Murmurar: reclamar; manifestar descontentamento.
Sedição: revolta.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta o assunto corretamente.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Compañeros y amigos
Los adolescentes se sienten cómodos entre sus compañeros, quienes atraviesan los mismos cambios físicos que ellos. Cuando cuestionan las ideas o normas de los adultos, recurren a ellos para pedirles consejo, y cuando se plantean ideas o valores nuevos, pueden hablarlos abiertamente con sus compañeros, sin temor a ser ridiculizados por los adultos o sentirse fuera de lugar. El grupo de compañeros es también un lugar donde establecer relaciones cercanas, que sirven como base para la intimidad en la edad adulta.
La amistad es más intensa en la adolescencia que en cualquier otra época de la vida. En la adolescencia, los amigos son más íntimos y se prestan más apoyo que a edades anteriores; también exigen una mayor lealtad en la amistad, compiten menos entre sí y comparten más con sus amigos que los niños.
Estos cambios se deben en parte a su mayor desarrollo cognitivo. Los adolescentes son capaces de expresar mejor sus pensamientos y sentimientos, compartiéndolos con sus amigos. También son más capaces de entender el punto de vista, emociones y pensamientos de otras personas.
Los varones, tanto adolescentes como adultos, suelen tener un mayor número de amigos que las mujeres y las niñas, pero las amistades entre ellos rara vez son tan cercanas como las femeninas. Entre las mujeres, un aspecto fundamental de la amistad consiste en brindarse apoyo emocional y compartir experiencias.
Los adolescentes que tienen amigos cercanos poseen una autoestima más alta, obtienen buenos resultados en los estudios y se ven a sí mismos como más competentes que aquellos cuyas amistades son conflictivas.
Los adolescentes tienden a escoger amigos con rasgos muy similares a los suyos, de manera que la influencia que ejercen el uno en el otro los hace más parecidos. En la adolescencia, esta similitud entre amigos es más importante que en cualquier otra época de la vida, tal vez porque los adolescentes luchan para diferenciarse de sus padres y les resulta necesario contar con el apoyo de personas que se parezcan a ellos. Por este motivo tienden también a imitar los comportamientos de sus compañeros y recibir su influencia. Los amigos influyen en la forma de vestir, actividades sociales, comportamiento sexual y consumo o rechazo de drogas.
No obstante, la mayoría de los adolescentes tienen relaciones positivas con sus padres y reciben también la influencia de ellos. Los padres ejercen una mayor influencia sobre temas más profundos, como qué hacer ante un dilema moral, qué educación buscar o qué empleo elegir, mientras que los amigos ejercen una mayor influencia sobre temas sociales cotidianos.
http://www.cepvi.com/psicologia-infantil/amistad-adolescencia2.shtml (fragmento)
Sobre la relación entre los jóvenes, los amigos y los adultos es correcto decir que los