(FUVEST 2011 1° FASE) Um objeto decorativo consiste de um bloco de vidro transparente, de índice de refração igual a 1,4, com a forma de um paralelepípedo, que tem, em seu interior, uma bolha, aproximadamente esférica, preenchida com um líquido, também transparente, de índice de refração n.
A figura acima mostra um perfil do objeto. Nessas condições, quando a luz visível incide perpendicularmente em uma das faces do bloco e atravessa a bolha, o objeto se comporta, aproximadamente, como
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el fragmento de la noticia a seguir : El diseño progresivo de Mario a lo largo de las diversas etapas desde 1981 (Mario, Mario Bros, Super Mario…) fue mejorando ostensiblemente, convirtiendo a las versiones previas casi en piezas de museo, lo que servía para demostrar lo prodigioso de los avances tecnológicos.
Disponible en: <http://www.juguetessomosnosotros.com/juguetes/mario-bros-son-dos/>Acceso el: 02 mar. 2014. (Fragmento)
De acuerdo a la noticia, el muñeco del juego Mario ha
- Química | B. Espacial
(UERJ) Um mesmo composto orgânico possui diferentes isômeros ópticos, em função de seus átomos de carbono assimétrico. Considere as fórmulas estruturais planas de quatro compostos orgânicos, indicadas na tabela.
O composto que apresenta átomo de carbono assimétrico é:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Dronalismo: notas sobre o uso de drones na produção de conteúdo jornalístico
A utilização das aeronaves remotamente pilotadas em coberturas jornalísticas tem sido discutida tanto do ponto de vista dos veículos de comunicação quanto do jornalismo cidadão, uma vez que o público encontra-se em uma posição de produção de conteúdos, podendo muitas vezes contestar o discurso da mídia tradicional. Uma questão que consideramos central no jornalismo drone é: quando utilizar esse recurso? O baixo custo da operação e a possibilidade de se obterem informações de diferentes ângulos é um grande atrativo, ainda mais em uma época em que diversos veículos encontram dificuldades em engajar uma audiência dispersa e relutante a pagar pelo conteúdo disponível na web. É importante ter-se em mente que, apesar das características extremamente favoráveis ao uso de drones no jornalismo, existe uma preocupação bastante séria com a privacidade das pessoas, e a possibilidade de se confundir reportagem com invasão e coberturas informativas com vigilância, inquietações reveladas com o surgimento das primeiras reportagens que utilizaram o recurso das aeronaves não tripuladas.A utilização das aeronaves remotamente pilotadas em coberturas jornalísticas tem sido discutida tanto do ponto de vista dos veículos de comunicação quanto do jornalismo cidadão, uma vez que o público encontra-se em uma posição de produção de conteúdos, podendo muitas vezes contestar o discurso da mídia tradicional. Uma questão que consideramos central no jornalismo drone é: quando utilizar esse recurso? O baixo custo da operação e a possibilidade de se obterem informações de diferentes ângulos é um grande atrativo, ainda mais em uma época em que diversos veículos encontram dificuldades em engajar uma audiência dispersa e relutante a pagar pelo conteúdo disponível na web. É importante ter-se em mente que, apesar das características extremamente favoráveis ao uso de drones no jornalismo, existe uma preocupação bastante séria com a privacidade das pessoas, e a possibilidade de se confundir reportagem com invasão e coberturas informativas com vigilância, inquietações reveladas com o surgimento das primeiras reportagens que utilizaram o recurso das aeronaves não tripuladas.PASE, A. F.; GOSS, B. M. Disponível em: www.revistageminis.ufscar.br. Acesso em: 30 out. 2015 (adaptado).
Ao abordar os impactos do uso de dronessobre a produção de informações, o texto destaca o(a): - Química | 2.8 Radioatividade
(ESPCEX) "À medida que ocorre a emissão de partículas do núcleo de um elemento radioativo, ele está se desintegrando. A velocidade de desintegrações por unidade de tempo é denominada velocidade de desintegração radioativa, que é proporcional ao número de núcleos radioativos. O tempo decorrido para que o número de núcleos radioativos se reduza à metade é denominado meia-vida."
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. (Volume 2: Físico-Química).
Utilizado em exames de tomografia, o radioisótopo flúor-18 (18F) possui meia-vida de uma hora e trinta minutos (1h 30min). Considerando-se uma massa inicial de 20 g desse radioisótopo, o tempo decorrido para que essa massa de radioisótopo flúor-18 fique reduzida a 1,25 g é de:
Dados: log 16 = 1,20; log 2 = 0,30
- História | B. Roma
Em Roma e nas cidades mais afastadas e de difícil acesso do Império Romano, multidões – com a presença de alguns judeus, às vezes – atacavam com violência os cristãos. A lista de e mártires crescia cada vez mais. Como era raro que os cristãos fossem a maioria da população em qualquer cidade ou vila maior do império, eles dependiam da tolerância que lhes era concedida pelos outros. [...]. Às vezes, não prestavam homenagem suficiente àqueles imperadores romanos que, cada vez mais, viam-se como semelhantes aos deuses.
GEOFREY, B. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento educacional, 2008. VOT2022.
Desde sua origem o Cristianismo sofreu discriminação e perseguição por parte dos pagãos romanos. O governo de Roma perseguia e matava cristãos usando o argumento de que os seguidores de Cristo