(FUVEST 2019 1° FASE) Uma amostra sólida, sem cavidades ou poros, poderia ser constituída por um dos seguintes materiais metálicos: alumínio, bronze, chumbo, ferro ou titânio. Para identificá‐la, utilizou‐se uma balança, um recipiente de volume constante e água. Efetuaram‐se as seguintes operações: 1) pesou‐se a amostra; 2) pesou‐se o recipiente completamente cheio de água; 3) colocou‐se a amostra no recipiente vazio, completando seu volume com água e determinou‐se a massa desse conjunto. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Note e adote:
- Densidades (g/cm3): água = 1,0; alumínio = 2,7; bronze = 8,8; chumbo = 11,3; ferro = 7,9; titânio = 4,5.
Dadas as densidades da água e dos metais, pode‐se concluir que a amostra desconhecida é constituída de
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Tecnocracia e democracia são antitéticas: se o protagonista da sociedade industrial é o especialista, impossível que venha a ser o cidadão qualquer. A democracia sustenta-se sobre a hipótese de que todos podem decidir a respeito de tudo. A tecnocracia, ao contrário, pretende que sejam convocados para decidir apenas aqueles poucos que detém conhecimentos específicos.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Na democracia, a participação dos cidadãos nas decisões deve ser a mais ampla possível. De acordo com o texto, o exercício pleno da democracia pressupõe
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Saído do regime servil sem condições para se adaptar rapidamente ao novo sistema de trabalho, à economia urbano-comercial e à modernização, o “homem de cor” viu-se duplamente espoliado. Primeiro, porque o ex-agente de trabalho escravo não recebeu nenhuma indenização, garantia ou assistência; segundo, porque se viu repentinamente em competição com o branco em ocupações que eram degradadas e repelidas anteriormente, sem ter meios para enfrentar e repelir essa forma mais sutil de despojamento social. Só com o tempo é que iria aparelhar-se para isso, mas de modo tão imperfeito que ainda hoje se sente impotente para disputar “o trabalho livre na Pátria livre”.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difel, 1971, p.47.
Os primeiros anos pós-Abolição, no Brasil, foram marcados por ameaças de convulsão social e de reorganização do sistema produtivo. Nesse cenário, a força de trabalho estava marcada pelos
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Papel ofício
- Lápis HB
- Papelão
- Rolinhos de espuma
- Tinta guache - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Recipiente com água
- Pano para limpeza
- Carbono
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre a gravura. A gravura é a impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa (madeira, metal, isopor, pedra) e em seguida aplicada numa base.
- Explicar os alunos que a gravura permite a multiplicação de tiragens e divulgação de idéias.
- Falar sobre os vários artistas da História que trabalharam com a arte da gravura e suas diversas técnicas.
- Mostrar algumas obras destes artistas.
Sugestão de alguns artistas que utilizaram a gravura como expressão de arte.
Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/albrecht-durer/
https://amusearte.hypotheses.org/2072
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Blake
https://br.pinterest.com/antoniojmarques/william-blake/
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/gravura.html
- O professor vai propor para a turma para criarem um desenho livre, mas este desenho deve ser constituído de partes cheias e não com linhas soltas. Priorize também, formas grandes, pois pedaços pequenos podem se tornar problemas no processo de montagem da placa.
- É interessante o aluno criar espaços entre uma parte e outra do desenho para que ele seja desmontado quando transferido para o papelão.
- Explicitar também que na maioria dos casos o desenho será invertido para ser aplicado na placa, para que quando impresso volte ao formato original. Isso só não acontecerá se o desenho for simétrico, ou seja, se dividido na metade tem as duas partes iguais, mas espelhadas.
- Com o desenho constituído de partes independentes umas das outras, no caso de um desenho assimétrico o aluno deve invertê-lo. Isso pode ser feito com auxilio de mesas de luz. Mas se não tiver disponibilidade na escola, eles podem partir para um processo simples: coloque o desenho apoiado no vidro da janela e desenhe “nas costas” da folha com o auxilio da luminosidade externa e transparência do vidro. É só o aluno refazer seu desenho de base do outro lado da folha.
- Transferir o desenho invertido para um pedaço de papelão que serão as partes de relevo da placa. Essa transferência pode ser feita com carbono. O importante é o desenho sair sem falhas.
- O aluno pode numerar cada pedaço, pois as partes serão recortadas, remontadas e coladas na placa base de papelão que deve ter o tamanho da folha usada no desenho. Sugiro que os trabalhos tenham formato A5.
- Com a placa pronta (o professor pode trazer uma placa para mostrar aos alunos) inicia-se a impressão. O professor pode fazer uma impressão para os alunos verem como se faz. Para isso acontecer sugiro que os alunos trabalhem com rolinhos de espuma e pouca tinta colocada em bandejas de isopor ou outro suporte que possibilite ao aluno esticar a tinta com o rolinho. Ele deve entender que ao passar o rolinho na placa não pode fazer muita força para que a tinta não entre em excesso entre os espaços e o rolinho também não deve estar encharcado de tinta.
- Com todo o processo explicado, os alunos podem tirar as dúvidas, mas o professor deve estar atento, pois elas surgem de fato durante o processo.
- Disponibilize aos alunos, pelo menos cinco folhas para diferentes impressões. Este é um ponto importante, pois a maioria acha que a impressão se resolve na primeira vez que é feita. Essa impaciência é natural.Peça a turma para observar a gravura enquanto processo e marcar a ordem das impressões para verem os progressos obtidos ao longo da aula .
Demonstre usando imagens feitas a partir da placa acima.
- Algumas impressões saem melhores, outras mais fracas:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9419
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(CFT-MG) A figura abaixo representa uma esfera liberada do alto de uma rampa sem atrito, que passa pelos pontos A,B,C,D e E na descida. O diagrama abaixo da rampa relaciona os valores das energias cinética (Ec) e potencial (Ep) para os pontos citados.
Se a mesma esfera descer uma outra rampa, com dimensões iguais, na presença de atrito, o diagrama que melhor representa as energias para os respectivos pontos nessa nova situação é:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
A figura representa uma onda harmônica transversal, que se propaga no sentido positivo do eixo x, em dois instantes de tempo: t = 3 s (linha cheia) e t = 7 s (linha tracejada).
Dentre as alternativas, a que pode corresponder à velocidade de propagação dessa onda em m/s é: