(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere as figuras pelas quais são representados diferentes sistemas contendo determinadas substâncias químicas. Nas figuras, cada círculo representa um átomo, e círculos de tamanhos diferentes representam elementos químicos diferentes.
A respeito dessas representações, é correto afirmar que os sistemas
Questões relacionadas
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UPF) A indução eletromagnética é um fenômeno que se encontra presente em diversos equipamentos que utilizamos cotidianamente. Ela é utilizada para gerar energia elétrica e seu princípio físico consiste no aparecimento de uma força eletromotriz entre os extremos de um fio condutor. Para que essa força eletromotriz surja, é necessário haver variação de:
- Física
Galileu, em seu livro “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”, apresentou a independência dos movimentos para, entre outras coisas, refutar a imobilidade da Terra. Em um de seus exemplos, ele descreve o seguinte: imagine um canhão na posição horizontal sobre uma torre, atirando paralelamente ao horizonte. Não importa se a carga da pólvora é grande ou pequena, e o projétil caia a ou o tempo que os projéteis levam para chegar ao chão é o mesmo.
(Texto adaptado do Livro Diálogo sobre os dois Principais Sistemas do Mundo).
Em relação ao texto e à independência dos movimentos, julgue os itens abaixo:
I. o texto apresenta uma ideia errada, pois a bala de canhão que percorre o maior trajeto permanece por maior tempo no ar;
II. os tempos de lançamento das duas balas de canhão são os mesmos quando comparados ao tempo de queda de uma terceira bola que é abandonada da boca do canhão e cai até a base da torre;
III. o texto não apresenta uma ideia correta sobre o lançamento de projéteis, pois quanto maior a carga, maior o tempo que a bala de canhão permanece no ar;
IV. o movimento da bala de canhão pode ser dividido em dois movimentos independentes: um na vertical, e outro na horizontal.
Os seguintes itens são CORRETOS:
- Biologia
As protozooses são doenças causadas por protozoários parasitas que envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e o sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Das parasitoses mais frequentem em nosso pais, aquela que não é causada por um protozoário é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir:
“A Carta de 1988 trouxe duas inovações importantes, que resultaram na ampliação do número de eleitores: o voto facultativo para os analfabetos e para os jovens entre 16 e 18 anos. A inclusão dos analfabetos veio atender a uma reivindicação muito antiga, quase tão antiga quanto a lei de 1881 que proibiu o alistamento eleitoral dos iletrados. Disto resultou uma participação eleitoral com números impressionantes: nas eleições de 1989 votaram cerca de 72 milhões de pessoas, de um total de 82 milhões de eleitores aptos, respectivamente 49% e 56% do total da população.”
Motta, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. pág. 111.)
Não resta dúvida que a Constituição Brasileira de 1988 representou, em alguns pontos, avanço de direitos para os cidadãos, como foi citado acima no caso do voto para analfabetos e jovens. No entanto, apesar da ampliação dos direitos, persistem os problemas sociais.
a) EXPLIQUE a razão da denominação “Constituição Cidadã” para a carta de 1988.
b) APRESENTE um elemento dentro do sistema social e político do Brasil que contribuiu para a permanência dos problemas apontados no enunciado.
- História | 6.03 Revolução Industrial
(FUVEST 2019 1° FASE) Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,