(FUVEST 2011 1° FASE) No heredograma abaixo, o símbolo ■ representa um homem afetado por uma doença genética rara, causada por mutação num gene localizado no cromossomo X. Os demais indivíduos são clinicamente normais.
As probabilidades de os indivíduos 7, 12 e 13 serem portadores do alelo mutante são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. Assinale a opção que associa corretamente a fórmula estrutural do haleto orgânico com seu nome IUPAC.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento e responda:
Se alguém perguntar por que morremos, diga-lhe, porque nossos pais mentiram.
Epitáfio de um combatente da Primeira Guerra Mundial. In: SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole.
São Paulo: Cia. das letras, 1998. p. 333.
Analisando o texto, é correto afirmar que o epitáfio
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNIT) As mitocôndrias e os cloroplastos surgiram supostamente fruto de uma relação mutualística. Considerando-se as características dos dois tipos de organelas apresentados, é correto afirmar:
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UNESP) A figura indica o empilhamento de três cadeiras idênticas e perfeitamente encaixadas umas nas outras, sendo h a altura da pilha em relação ao chão.
A altura, em relação ao chão, de uma pilha de n cadeiras perfeitamente encaixadas umas nas outras, será igual a 1,4 se n for igual a:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio
Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e outras alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.COSCARELLI, C. V. Linguagem em (Dis)curso, n. 3, set.-dez. 2009.A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia: