(FUVEST 2020 1º FASE) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5 °C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo como Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.
Disponível em https://www.meteo.psu.edu/. Adaptado.
Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:
I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.
II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.
III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.
É correto apenas o que se afirma em
Questões relacionadas
- Física
Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Dh como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar:
- Biologia
(UFJF 2007) Em uma aula de ciências, os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas. Algumas dessas informações são apresentadas a seguir.
I. Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.
II. Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores).
III. Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase.
IV. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.
Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Material Necessário
- Data show completo com acesso à internet ou o DVD com o show de Marisa Monte Verdade Uma Ilusão.
- Reportagem sobre o show Verdade Uma Ilusão da cantora Marisa Monte. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo do youtube mostrando tecnologia usada no show de Marisa Monte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n1ZDNC0um6g> e <https://www.youtube.com/watch?v=7FED-bWqRCs>. Acesso em 27 dez. 2015. Também pode ser visualizado no DVD do show da cantora.
- Uso de computadores no laboratório de informática para criação dos vídeos dos grupos, se possível.
Procedimento
1 º.Marque com antecedência o laboratório de informática para o trabalho que você vai realizar com os alunos. Se não for possível, providencie um aparelho de TV e DVD com o show para que os alunos possam observar os efeitos que foram inseridos no telão da apresentação.
2 º.Hoje você trabalhará com os alunos como os músicos, atualmente, estão cada vez mais ligados às artes plásticas para a “ilustração” de seus shows e videoclipes. Marisa Monte, uma cantora contemporânea, utiliza em seu show, uma concepção audiovisual que interage música e artes plásticas, lançando uma nova tendência.
“O maior encanto de Verdade Uma Ilusão – requintado show estreado por Marisa Monte no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), neste primeiro fim de semana de junho de 2012 - reside na concepção audiovisual do espetáculo. A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. Quinze das 25 músicas do ágil roteiro são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que se ajustam às letras das canções. Projetadas nos telões em imagens que ocupam toda a dimensão do palco, tais obras dão a impressão – ilusão? – de que extrapolam os limites cênicos, envolvendo artista, músicos e plateia numa aura de sedução que reitera o excelente gosto de Marisa Monte”. Trecho retirado da reportagem disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
3 º.Passe os vídeos ou o DVD para os alunos assistirem. Peça que fiquem atentos a tudo que for falado, para título de informação e apreciação apenas, pois eles não produzirão uma projeção de imagens e sim um clipe para uma música brasileira escolhida pelo grupo. Os vídeos são apenas incentivos para o trabalho.
4 º.Divida a sala em grupos e peça que escolham uma música brasileira, atual, que gostariam de apresentar. Eles podem pesquisar a música na internet e encontrar, letra, autores, intérpretes e vídeos já realizados com ela ou aproveitar os CDs que cada um já tenha em casa.
5 º.Em outro momento, em grupo, deverão elaborar a maneira que gostariam de apresentar a música. Mesmo que façam um clipe usando eles mesmos como personagens, tudo deve ser filmado e transformado em um clipe para ser apresentado ao final do semestre. Dê tempo aos alunos para que eles possam receber ajuda do laboratorista de informática ou outra pessoa para a realização da atividade ou deixe que eles façam o filme nos celulares e apresentem depois, de uma forma organizada, para os outros colegas.
6 º.Marque o dia para a apresentação dos clipes. Você pode convidar as outras turmas para assistir a apresentação do trabalho, se tiver aparelhagem para isso.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
QUITANA, M. Disponível em: https://www.culturagenial.com. Acesso em: 20 jul. 2021.
O poema de Mario Quintana foi publicado pela primeira vez na obra Esconderijos do Tempo, em 1980. No poema, a perspectiva do eu-lírico sobre a vida indica a passagem do tempo como
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
Las danzas y el fuego
[1] Si bien algunos autores dudan de que en la Península
Ibérica existiesen danzas regladas con anterioridad a la venida
de los romanos, lo cierto es que Estrabón nos habla de los
[4 ]pueblos celtas y celtíberos diciéndonos que bailaban en el
plenilunio a un Dios sin nombre, y por otra parte, han llegado
a nosotros, aunque algo modificadas, un gran número de
[7 ]danzas, la mayoría de las cuales tiene un marcado carácter
religioso. Se pueden citar como ejemplo: las danzas de
vísperas en Galicia, la danza prima en Asturias, la sardana en
[10] Cataluña, etc. Más tarde, al ser conquistada la Península por
los romanos, el pueblo asimiló las danzas, generalmente
licenciosas, que los conquistadores traían, pero manteniendo
[13] siempre las indígenas. Además de las danzas de carácter
religioso, existía otro tipo de danzas muy importante de carácter
guerrero, de las cuales encontramos muestras por toda la
[16] Península, aunque hubo pueblos, como los cántabros, que casi
no fueron invadidos, en los que se conservaron las tradiciones
de una forma más pura.
Rocío Espada. La danza española (adaptado).
Internet: <www20.gencat.cat>.
Según su forma y uso en el texto,
O vocabulário "licenciosas" (L.12) é reemplazable por lujuriosas sin producir alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.