(FUVEST 2019 1° FASE) À medida que a parcela de ar se eleva na atmosfera, nos limites da troposfera, a temperatura do ar decai a uma razão de 1 °C a cada 100 metros (Razão Adiabática Seca ‐ RAS) ou 0,6 °C a cada 100 metros (Razão Adiabática Úmida ‐ RAU).
Considerando os conceitos e a ilustração, é correto afirmar que as temperaturas do ar, em graus Celsius, T1 e T2, são, respectivamente,
Note e adote:
- Utilize RAS ou RAU de acordo com a presença ou não de ar saturado.
- Tar: temperatura do ar.
Questões relacionadas
- Literatura | 8. Obras Literárias
Sarapalha
-Ô calorão, Primo!... E que dor de cabeça excomungada!
-É um instantinho e passa... É só ter paciência....
-É... passa... passa... passa... Passam umas mulheres vestidas de cor de água, sem olhos na cara, para não terem de olhar a gente... Só ela é que não passa, Primo Argemiro!... E eu já estou cansado de procurar, no meio das outras... Não vem!... Foi, rio abaixo, com o outro... Foram p’r’os infernos!...
-Não foi, Primo Ribeiro. Não foram pelo rio... Foi trem de ferro que levou...
-Não foi no rio, eu sei... 1No rio ninguém não anda... 2Só a maleita é quem sobe e desce, olhando seus mosquitinhos e pondo neles a benção... Mas, na estória. Como é mesmo a estória, Primo? Como é?...
-O senhor bem que sabe, Primo... Tem paciência, que não é bom variar...
-Mas, a estória, Primo!... Como é?... Conta outra vez...
-3O senhor já sabe as palavras todas de cabeça... “Foi o moço bonito que apareceu, vestido com roupa de dia de domingo 4e com a viola enfeitada de fitas...................................... E chamou a moça p’ra ir se fugir com ele”...
-Espera, Primo, elas estão passando... Vão umas atrás das outras... Cada qual mais bonita... Mas eu não quero, nenhuma!... Quero só ela... Luísa...
-Prima Luísa...
-Espera um pouco, deixa ver se eu vejo... Me ajuda, Primo! Me ajuda a ver...
-Não é nada, Primo Ribeiro... Deixa disso!
-Não é mesmo não...
-Pois então?!
-Conta o resto da estória!...
-...“Então, a moça, que não sabia que o moço bonito era o capeta, 5ajuntou suas roupinhas melhores numa trouxa, e foi com ele na canoa, descendo o rio. ”
Guimarães Rosa, Sagarana.
(FUVEST 2018 1ª FASE) No texto de Sarapalha, constitui exemplo de personificação o seguinte trecho:
- Geografia | 3.4 Clima
(UDESC) O território brasileiro apresenta diferentes tipos de clima que são influenciados por fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Com relação às características climáticas do Brasil, analise as proposições.
I. A influência tropical no clima brasileiro está associada ao fato da maior parte do país estar localizada em uma área entre o Equador e o Trópico de Capricórnio.
II. Os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm clima subtropical por estarem localizados abaixo do Trópico de Capricórnio.
III. No Brasil predominam climas quentes e úmidos.
IV. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar.
V. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima árido por causa da falta de umidade.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 06. Expressões Algébricas II
O trinômio 4a² + 15a + 25, somado a um monômio, resultará em um trinômio que representará a área de um quadrado. Considere o quadrado ABCD, representado a seguir, subdividido em dois quadrados de dimensões diferentes e dois retângulos idênticos.
a) Escreva, na figura a seguir, quadrado ABCD, todas as dimensões (onde foram representadas os sinais de ?) de forma que a área total represente o trinômio
b) Escreva qual o monômio que você teve que somar ao trinômio 4a2 + 15a + 25 para conseguir resolver o item a).
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la tarjeta de invitación a seguir.
Disponible en: <http://www.correomagico.com/otros/premium/tarjetaparaimprimir_v.asp?card=invcumple_cupcakes&tipo=in&c=4>. Acceso el: 25 feb. 2014.
Si Marcos aceptar la invitación de Daniela, ¿Cuáles de las frases a seguir deberá utilizar?
- História
A colisão catastrófica dos dois anteriores modos de produção em dissolução, o primitivo e o antigo, veio a resultar na ordem feudal, que se difundiu por toda a Europa.
Anderson, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Trad. Porto: Afrontamento, 1982, p. 140.
O autor refere-se a três tipos de formações econômico-sociais nesse pequeno trecho. A esse respeito é correto afirmar: