(FUVEST 2013 1° FASE) Um fóton, com quantidade de movimento na direção e sentido do eixo x, colide com um elétron em repouso. Depois da colisão, o elétron passa a se mover com quantidade de movimento , no plano xy, como ilustra a figura ao lado.
Dos vetores abaixo, o único que poderia representar a direção e sentido da quantidade de movimento do fóton, após a colisão, é
Note e adote:
- O princípio da conservação da quantidade de movimento é valido também para a interação entre fótons e elétrons.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global. Eram três as alternativas possíveis e 279 internautas responderam à enquete, como mostra o gráfico.
Época. Ed. 619, 29 mar. 2010 (adaptado)
Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam "NÃO" à enquete:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a charge para responder à questão.
Enunciado:
Através da interpretação da charge, é possível constatar que a Constituinte representou, para a política brasileira, a
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem, promete tornar o acesso à informação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braille dinâmico, ao lado do teclado.
KIFFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n. 36, set. 2016 (adaptado).
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação e contribui para sua “inclusão científica”
Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de vídeos.
A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37, dez. 2016 (adaptado).
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(UEMG) Ana Júlia está super preocupada porque ouviu dizer que, sendo ela Rh- (negativo) e seu namorado Emílio Rh+ (positivo), não poderiam se casar e nem ter filhos, porque, senão, todos eles nasceriam com a doença hemolítica eritroblastose fetal, que os mataria logo após o nascimento. Do ponto de vista biológico, o melhor aconselhamento que poderia ser dado a Ana Júlia seria: - História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Uma grande contribuição da antropóloga Mary Lekey foi a descrição do que ela chamou sítios de ocupação . Estes seriam locais onde os primeiros hominídeos (...) passavam alguns dias. Como resultado, eram acumuladas centenas de ossos de diferentes espécies e fragmentos de pedra. Acredita-se que alguns desses locais foram abrigos que serviram a vários grupos em diferentes épocas.
Em um desses abrigos, Mary Lekey encontrou um círculo de pedras (...) com muitos artefatos em seu interior. Essa base de pedra assemelha-se muito a algumas habitações construídas por tribos africanas de hoje.
Observando o que há dentro do abrigo e ao seu redor podemos ter uma idéia de seu funcionamento. Esses abrigos ficavam à margem de um lago, havendo portanto disponibilidade de água. Encontramos registro em paredes de comida farta, proveniente de peixes, crocodilos e outros animais. (...) Por último, encontramos muitas lascas de pedras, sinal que esses eram locais de produção de ferramentas. Afinal de contas, não é em todo lugar que se encontram pedras boas e úteis para a produção de instrumentos.
CUNHA, Paulo e MONTANARI, Valdir. Evolução do bicho homem. São Paulo, Moderna, 1996.
Liste todas as seis fontes históricas descritas no texto e, em seguida, classifique-as quanto ao tipo.