(FUVEST 2007 1ª FASE) O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.
Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo, respectivamente?
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNINORTE)
Os catalisadores são substâncias que modificam a velocidade de uma reação química sem serem efetivamente consumidos no processo, a exemplo de enzimas que atuam na hidrólise de proteínas e de óleos e gorduras, reações bioquímicas que acontecem nos organismos. No diagrama de energia, estão representados, de maneira simplificada, os caminhos de uma reação química na presença e na ausência de um catalisador, em que Ea significa energia de ativação.
Considerando-se as informações do texto e do diagrama de energia, é correto afirmar:
- Matemática | 3.1 Introdução
Alguns brasileiros têm o hábito de trocar de carro a cada um ou dois anos, mas essa prática nem sempre é um bom negócio, pois o veículo desvaloriza com o uso. Esse fator é chamado de depreciação, sendo maior nos primeiros anos de uso.Uma pessoa realizou uma pesquisa sobre o valor de mercado dos dois veículos (X e Y) que possui. Colocou os resultados obtidos em um mesmo gráfico, pois os veículos foram comprados juntos.
Disponível em: www.carrosnaweb.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
Após a pesquisa, ela decidiu vender os veículos no momento em que completarem quatro anos de uso.
Considerando somente os valores de compra e de venda dos veículos por essa pessoa, qual a perda, em reais, que ela terá?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de:
- Física
“Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro. O uso do cinto de segurança no banco da frente e, principalmente, no banco de trás pode evitar muitas mortes. Milhares de pessoas perdem suas vidas no trânsito, e o uso dos itens de segurança pode reduzir essa estatística. O Brasil também está buscando, cada vez mais, fortalecer a nossa ação no campo da prevenção e do monitoramento. Essa é uma discussão que o Ministério da Saúde vem fazendo junto com outros órgãos do governo”, destacou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75% Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer, se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/1596-metade-dos-brasileiros-nao-usa-cinto-de-seguranca-no-banco-detras
Acesso em: 12 de julho de 2015.
Em uma colisão frontal, um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para a frente. Esse movimento coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. Vamos supor que um carro popular com lotação máxima sofra uma colisão na qual as velocidades inicial e final do veículo sejam iguais a 72 km/h e zero, respectivamente. Se o passageiro do banco de trás do veículo tem massa igual a 80kg e é arremessado contra o banco da frente, em uma colisão de 400ms de duração, a força média sentida por esse passageiro é igual ao peso de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Enunciado:
Esta charge de Chico Caruso foi publicada no Jornal do Brasil em 9 de março de 1979 e procura satirizar