(FUVEST 2010 1ª FASE) O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Os planetas orbitam em torno do Sol pela ação de forças. Sobre a força gravitacional que determina a órbita da Terra, é correto afirmar que depende:
- História | 6.14 Guerra Fria
Guerra Fria consistiu em uma guerra não declarada, na qual os países envolvidos usaram propaganda, espionagem e intervenção militar para defender seus interesses, ajudar aliados e expandir suas influências. Estavam diretamente ligados a esse conflito:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995
As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a):
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(FUVEST) Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500 km.
O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de são
(Note e adote: distância estimada por Eratóstenes entre Assuã e Alexandria ≈ 900 km, π=3.)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto e responda.
Com a decadência do açúcar, diminuiu cada vez mais a importância dos senhores de engenho. Por outro lado, aumentando a riqueza produzida pelo café, crescia a importância dos fazendeiros que cultivavam o novo produto: tornando-se cada vez mais ricos, eles conseguiram controlar durante muito tempo a política e o governo do Brasil. De tal modo que até as leis brasileiras defendiam os interesses desta minoria rica, mesmo prejudicando o povo.
Em meados do século XIX, com a grande procura do café na Europa e a falta de outros concorrentes, houve maior valorização do produto e consequentemente a expansão das lavouras cafeeiras no país.
Até meados do século XX, o café foi o principal produto da nossa economia, e seus lucros estimularam o desenvolvimento de outras atividades, como a indústria, o setor de transporte e a modernização de muitas cidades, principalmente a cidade de São Paulo.