(FUVEST 2006 1ª FASE) A ingestão de alimentos gordurosos estimula a contração da vesícula biliar. A bile, liberada no
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- Química | A. Modelos Atômicos
A teoria atômica moderna foi construída através da contribuição de físicos e químicos que, a partir das ideias de Johann Dalton, propuseram modelos atômicos e estabeleceram alguns postulados. Observe com atenção as colunas abaixo e estabeleça a correspondência entre o cientista e sua contribuição para a construção da teoria atômica vigente.
Cientista
I. Bohr
II. Moseley
III. Pauli
IV. Stoney
V. Milikan
Contribuição
1. Descobriu o elétron.
2. Propôs que a energia do elétron no átomo era quantizada.
3. Descobriu a carga e a massa do elétron.
4. Descobriu a carga do núcleo do átomo.
5. Propôs a ideia de que dois ou mais elétrons de um mesmo átomo não podem ter os quatro números quânticos iguais.
6. Estabeleceu a regra da máxima multiplicidade.
A correspondência correta entre as colunas é:
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
Tem comprador de papel velho...
Tilim, tilim...
Tilim, tilim...
Tocando o sininho
Por toda a cidade
Roda, roda a carrocinha.
Comprando notícias velhas,
Coisas vistas e revistas.
Caixas vazias de todas as formas:
redondas, quadradas, compridas,
que já embalaram brinquedos,
sapatos, bombons e camisas.
XAVIER, Marcelo. Tem de tudo nesta rua... São Paulo: Formato Editorial, 2010.
- Quais os tipos de caixas são citados no poema?
- Faça uma ilustração dos tipos de caixas que você identificou no poema.
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Alexandre e Patrícia disputavam um torneio ortográfico. Primeiro Alexandre ditou 50 palavras “difíceis”; Patrícia escreveu corretamente 30 delas. Depois, foi a vez de Patrícia ditar 50 palavras. Mas quando Alexandre escreveu a quadragésima palavra, chegaram uns amigos e a brincadeira acabou. Alexandre tinha acertado 24 palavras e disse:
- Ganhei! Tenho a maior fração de acertos.
Analisando os dados fornecidos podemos concluir que Alexandre
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia-o e observe-o com muita atenção.
Raios, trovões. Você saberia o que fazer?
Curiosidades e olhinhos arregalados para assistir às simulações
dos acidentes naturais: visitas de estudantes das redes pública e privada.
Num encontro muito bacana no Espaço Ciência, a criançada aprendeu nesta semana o que fazer em caso de desastres naturais. Quando o céu escurece e começa a chover, logo depois se prepare, podem vir os trovões e os relâmpagos. Ah, também podem vir os barulhentos trovões. Isso sem falar que em outras partes do mundo têm ainda os terremotos, tornados e vulcões. E você, saberia o que fazer se estivesse na rua brincando e de repente trovoasse ou mesmo avistasse um raio?
Já que estes assuntos vêm ganhando cada vez mais espaço nos jornais e TVs, é bom você saber se defender. Tem ainda outro problemão: o lixo que as pessoas mal-educadas jogam nas ruas e em locais proibidos e que quando chove ajuda a causar verdadeiras enchentes. Pensando nisso tudo, o Diarinho foi conferir bem de perto um encontro bacana que aconteceu lá no Espaço Ciência em parceria com Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco, mais conhecida como CODECIPE. A ideia era preparar a garotada para que soubessem se proteger dos desastres naturais. Foi tudo muito divertido, cheio de atividades. Também falaram muito dos abalos sísmicos e da coleta ideal do lixo. Gostou? Vá até o Diarinho online e confira ainda filminhos com as simulações e mais fotos da garotada que esteve por lá.
De arrepiar!
Durante os dias de encontro, as crianças puderam conferir a simulação de como acontecem esses acidentes naturais. E nem precisa dizer que os olhinhos de todos ficaram arregalados! Ludmila dos Santos Ferreira, de 8 anos, achou fantástico ver o tornado e o vulcão. "Gostei muito dos dois. O tornado crescia dentro de um aquário e o vulcão fazia um barulho muito forte!”, contou.
Já o pequeno Davi Lima da Silva, de 10 anos, se divertiu com a demonstração do terremoto. "Treme mesmo!”, comentava.
A iniciativa deu tão certo que poderá ficar permanente, segundo os organizadores, a partir do próximo dia 24, das 8 às 17h. Mas não custa conferir: (81) 3183 5531.
Saiba você também
Raio – Eles se formam nas nuvens quando a energia existente entre duas nuvens fica cada vez mais forte. Quando o raio é descarregado na terra, pode provocar queimadas ou até mesmo mortes. O local ideal para se proteger é dentro de casa ou do carro. Nunca fique em piscinas, praias ou debaixo das árvores.
Abalos sísmicos / Terremoto – As placas tectônicas que ficam embaixo da terra se mechem todos os dias, algumas vezes com mais e outras com menor intensidade. Este movimento dá início aos abalos sísmicos ou terremotos. Para se proteger, o ideal é ficar em locais fechados e longe de objetos que possam machucar, como vidros e jarros.
Tornado - São formados com a mistura de ventos fortes e a pressão do ar. O ar quente sobe enquanto o frio tenta esfriá-lo. Nesta mistura surgem os tornados. O melhor lugar para se proteger numa dessa situação acontece em locais baixos, de preferência em abrigos subterrâneos. Mas, não se preocupe, no Brasil não há ocorrência de tornados porque é próximo da linha do Equador. Os tornados acontecem em locais longe da linha do Equador.
Vulcão - Dentro da terra há uma substância chamada magma. Quando o calor aumenta, ela sai através dos vulcões. Ao sair, ela passa a se chamar de larva, que é perigosa para o homem porque tem muitas substâncias tóxicas e queima bastante. Quando o vulcão começa a soltar larva o mais aconselhável é sair de perto até ele parar.
Lixo - As pessoas jogam lixo nas ruas, o que entope as canaletas (que são feitas para a água da chuva escorrer). Com isso, acontecem as inundações que aparecem com frequência nos jornais. Para evitar toda aquela inundação, é simples: jogue o lixo na lixeira. E de preferência sempre recicle o que pode ser reaproveitado! E o mais importante: compre menos coisas para produzir menos lixo!
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/05/08/diarinho7_0.asp - 9/5/2010 - adaptado.
Na prática, a entrevistada Ludmila dos Santos Ferreira disse “ Gostei muito dos dois. O tornado crescia dentro de um aquário e o vulcão fazia um barulho muito forte! ”. Os principais tipos textuais apresentados, em que o objetivo é o de mostrar aos leitores a situação e o seu pensamento na experiência, são
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(UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: