(FUVEST 2008 1ª FASE) Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise algumas das frases que marcaram os acontecimentos dos chamados Anos rebeldes, na década de 1960.
Abaixo a sociedade de consumo.
Abaixo o realismo socialista.
As armas da crítica passam pela crítica das armas.
O agressor não é aquele que se revolta, mas aquele que reprime
Fim da liberdade aos inimigos da liberdade.
Conheça 68 das frases mais marcantes de maio de 68. Globo.com. 10 mai. 2008. Disponível em:<http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/ >. Acesso em 18 jul. 2013.
Nesse contexto, a juventude, movida por um sentimento de contestação, ocupou ruas e praças em inúmeros países.
A) Apresente duas bandeiras ou reivindicações que motivaram as ondas de contestações e protestos na década de 1960.
B) Escolha uma das bandeiras mencionadas e avalie as suas conquistas e repercussões na atualidade.
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(FUVEST 2019 1° FASE) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.
- História | 1.7 Período Joanino
Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma sequência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.
Entre esses eventos, destacam-se os seguintes:
• Bahia – 1808: Parada do navio que trazia a família real portuguesa para o Brasil, sob a proteção da marinha britânica, fugindo de um possível ataque de Napoleão.
• Rio de Janeiro – 1808: desembarque da família real portuguesa na cidade onde residiriam durante sua permanência no Brasil.
• Salvador – 1810: D. João VI assina a carta régia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas, ato antecipadamente negociado com a Inglaterra em troca da escolta dada à esquadra portuguesa.
• Rio de Janeiro – 1816: D. João VI torna-se rei do Brasil e de Portugal, devido à morte de sua mãe, D. Maria I.
• Pernambuco – 1817: As tropas de D. João VI sufocam a revolução republicana.GOMES. L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Editora Planeta, 2007 (adaptado)
Uma das consequências desses eventos foi
- Arte - Fundamental | 02. Arte na Pré-História
- Assim como os homens primitivos fixavam nas pedras seus desenhos para registrar algum acontecimento importante na sua vida, nesta atividade os alunos vão demonstrar através de desenhos algum acontecimento importante da sua vida e depois registrá-lo através de uma fotografia.
- O professor vai explicar para os alunos para pegarem o papel kraft e fazer uma bola bem apertada, amassando bem.
- Desamasse o papel kraft. Comentar com os alunos como o papel ficou com uma textura parecida com uma rocha.
- Pedir aos alunos para desenhar uma cena atual do seu dia a dia sobre o papel kraft amassado utilizando carvão mineral para este desenho.
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/como-fazer-arte-rupestre-varias-tecnicas/
- Depois do desenho pronto, o professor deverá colocar verniz fixador nos desenhos.
- Este desenho vai ficar parecido com os desenhos dos homens das cavernas. (Pintura rupestre)
- Depois de registrado o momento através do desenho, os alunos vão fotografar este desenho para ficar documentado suas memórias.
- Deixe os alunos tirarem as fotografias livremente, para que possam conhecer este material (máquina fotográfica)
- O professor deverá revelar as fotos no tamanho 15x21 em laboratório próprio e montar uma exposição junto com os alunos.
- Pedir aos alunos para colocar um nome na fotografia.
- Junto com os alunos, o professor deverá escolher um tema para esta exposição.
- História | 2.3 Segundo Reinado
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998 (adaptado).
Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um