(FUVEST 2006 1ª FASE) Uma esfera de massa m0 está pendurada por um fio, ligado em sua outra extremidade a um caixote, de massa M=3 m0, sobre uma mesa horizontal. Quando o fio entre eles permanece não esticado e a esfera é largada, após percorrer uma distância H0, ela atingirá uma velocidade V0, sem que o caixote se mova. Na situação em que o fio entre eles estiver esticado, a esfera, puxando o caixote, após percorrer a mesma distância H0, atingirá uma velocidade V igual a
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(ENEM 2022 2ª APLICAÇÃO) Esteiras e escadas rolantes são dispositivos que deslocam, a velocidade constante, os objetos neles colocados, por meio de sistemas de controle com sensores. Quando a massa total do dispositivo varia, seja pelo acréscimo ou pela retirada de objetos, a ação de forças impulsivas mantém a velocidade constante. Como exemplo, considere que a massa total diminua de 1200 kg para 1000 kg em um intervalo de tempo de 0,10 s, e que, então, seja aplicada uma força impulsiva constante de 250 N para manter constante a velocidade. No exemplo mencionado, o valor da velocidade constante do dispositivo rolante é, em m/s,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 13055
A partir do século dezenove, o governo passou a se responsabilizar pela educação, então surgiram as escolas públicas. Veja as imagens:
Fonte: Acervo do Centro de Referência do Professor. Belo Horizonte (MG).
Imagem de um grupo escolar na década 1920 Disponível em: http://google.imagens.com.br Acesso em: 05 abr. 2015.
Escola Ensino Fundamental nos dias dias atuais Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/ Acesso em: 05 abr. 2015.
Enunciado:
1. Após observar as imagens da escola no período de 1920 e dos dias atuais, responda:
a) Quais as principais diferenças que você observa em relação às duas escolas retratadas nas imagens?
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O gramático tem uma percepção muito estrita da língua. Ele se vê como alguém que tem de defender a língua da mudança. O problema é que eles, ao se esforçarem para que as pessoas obedeçam às normas da língua, não viram que estavam dando um cala-boca no cidadão brasileiro. Como se dissessem: “Tem de falar e escrever de acordo com as regras. Não fale errado!”. E as pessoas, com medo de não conseguir, falam e escrevem pouco. O dono da língua é o falante, não o gramático. Aprendemos com o falante a língua como ele fala e procuramos saber por que está falando de um jeito ou de outro. Dizer que está falando errado não é uma atitude científica, de descoberta. A linguística substituiu o cala-boca ao prazer da descoberta científica. Foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo.
Entrevista de Ataliba de Castilho. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017 (adaptado).
Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Essa forma de dança social (folclórica) desenvolveu-se como parte dos costumes e tradições de um povo que expressa sua manifestação cultural. Transmitida de geração a geração, é uma das formas de dança mais antigas, datando desde a época das culturas tribais evoluídas que estabeleceram ligação com as grandes civilizações da história da humanidade. A principal característica dessa dança é a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições.
HASS, A. N; GARCIA, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ulbra, 2003 (fragmento).
As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança: - Física | B. Resistores
Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 Ω que a conecta à rede elétrica de 120 V Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 Ω estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão de resistência igual a 50 Ω conforme ilustrado no esquema. A televisão funciona apenas com tensão entre 90 V e 130 V.
O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é: