(FUVEST 2016 1° FASE) Considere o processo de divisão meiótica em um homem heterozigótico quanto a uma característica de herança autossômica recessiva (Hh). O número de cópias do alelo h nas células que estão no início da intérfase (A), nas células que estão em metáfase I (B) e naquelas que resultam da segunda divisão meiótica (C) é, respectivamente:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm³).
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Quizá pienses que la filosofía es cosa del pasado o de
eruditos, pero no es así. Y cada vez son más quienes la
descubren de forma casual o llevados por el currículo
escolar y quedan hechizados por ella, sobre todo muchos
[5] jóvenes y adolescentes. Porque, como explica el profesor de
filosofía Joan Méndez, la lectura atenta de las aportaciones
de los grandes pensadores ayuda a vivir mejor.
Su colega Xavier Serra, asegura que "la filosofía es
esencial para entender el mundo en que se vive sin caer en
[10] los fanatismos, en ser víctimas de la manipulación o en
perder el contacto con el mundo real", y eso la convierte
"en una de las mejores terapias para superar las angustias
contemporáneas". Y para que cada cual constate por sí
mismo sus efectos, Méndez, Serra e Ignasi Llobera,
[15] apuntan lecturas y pensadores "de utilidad" para algunos
de los problemas que más preocupan en la actualidad.
La hiperinformación. Byung-Chul Han, destacado
diseccionador de la sociedad actual, argumenta que
vivimos una fase debilitada de comunicación porque esta
[20] ha degenerado en mero intercambio de información, las
relaciones se ven reemplazadas por las conexiones y sólo
se conecta con los iguales.
El placer. Identificar felicidad con placer y rehuir la
frustración y el sufrimiento no son atributos exclusivos de
[25] la sociedad actual. En el siglo IV antes de Cristo, Epicuro
fundó el epicureísmo, una corriente filosófica según la cual
la clave de una vida feliz es conseguir acumular la mayor
cantidad de placer mientras se reduce al máximo el dolor.
La libertad. El debate en torno al binomio libertad y
[30] Responsabilidad no es una porfía nueva. En El
existencialismo es un humanismo, Jean-Paul Sartre
razona que, dado que las personas están condenadas a la
libertad, inevitavelmente han de afrontar, sin excusas, que
son responsables de sus elecciones. En su ensayo Ética
[35] para Amador,Fernando Savater deja claro, en un
lenguaje directo y coloquial dirigido a los adolescentes,que
não é o mismo libertad que permisividad porque "não
tudo da igual", y argumenta que la responsabilidad es el
reverso de la medalla de la libertad, que una sin otra no
[40] pueden existir porque la responsabilidad es la que confirma
que el hombre es libre.
Internet: www.lavanguardia.com (con adaptaciones)
Con relación al texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
Para Byung-Chul Han, el hecho de estar hiperinformado logra que la gente cada vez más quiera tener acceso a opiniones diversas.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Na bula de um analgésico, encontra-se o quadro com a dosagem desse remédio, de acordo com a massa corporal do paciente.
Estão relacionados alguns pacientes e suas respectivas massas corporais, quantidade de gotas por dose e quantidade de vezes que tomaram o remédio em um determinado dia:
Paciente I: 16 kg, 15 gotas, 5 vezes ao dia.
Paciente II: 24 kg, 80 gotas, uma vez ao dia.
Paciente III: 40 kg, 45 gotas, 2 vezes ao dia.
Paciente IV: 46 kg, 15 gotas, 3 vezes ao dia.
Paciente V: 60 kg, 60 gotas, uma vez ao dia.
Qual paciente tomou o remédio de acordo com a bula, levando em consideração a relação de dependência entre a massa corporal, quantidade de gotas por dose e dosagem máxima diária?
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UDESC) Leia com atenção o fragmento retirado da Carta de Pero Vaz de Caminha.
“E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles [os índios] se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado; e então tornaram-se a assentar como nós. E quando levantaram a Deus, que nos pusemos de joelhos, eles se puseram assim todos, como nós estávamos com as mãos levantadas, e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção.”
Pero Vaz de Caminha. In: OLIVIERI, A. C. e VILLA, M. A. Crônicas do descobrimento. São Paulo: Ática, 1999, p. 23.
Em relação à Carta de Caminha para o Rei de Portugal, pode-se dizer que é:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 - Apresente aos alunos a obra Variants, de autoria da artista Mira Schendel:
SCHENDEL ,Mira. Variantes, 1977. Museu de Belas Artes, Houston; Leirner A Coleção de Arte Concreta Brasileira Adolpho.© A propriedade de Mira Schendel.
Disponível em: <http://www.justaplatform.com/review-mira-schendel-tate-modern/>. Acesso em: 21 mar. 2014.
2 - Variants é uma instalação da artista Mira Schendal, composta por folhas de papel com desenhos em monotipia reproduzidos duplamente, a fim de serem vistos dos dois lados. Os papéis estão fixados em duas placas de acrílico transparentes. A sensação é de que estamos diante de uma cortina, mas, na verdade, é um grande quadrado de acrílico no qual os papéis estão colados.
3 – Convide os alunos a executarem uma cortina de fios que possa ser fixada em algum lugar da escola com pedaços de papel, nos quais esteja uma imagem desenhada por eles.
4 - Os fios poderão ser de nylon (como aqueles para varais) ou até mesmo barbante.
5 - Fixe a cortina em um lugar de trânsito, para que as pessoas passem por ela. Reforce, portanto, a importância do que cada um irá desenhar, pois a experiência vai interferir em toda a escola.
6 - Varie a fixação dos papéis na cortina. Use papéis no formato 10 X10 cm e fixe os mesmos colando dois papéis entre os fios.
7 - A fixação dos fios para compor a cortina poderá ser feita através de fita dupla face. Estique a fita na medida do local onde a cortina será colocada e prenda suas extremidades com fita crepe. Os fios serão fixados ali cuidadosamente e quando todos os fios lá estiverem passe por cima deles outra fita dupla face. Em seguida, utilize uma tira de tecido estilo chita colorida para reforçar a fixação de um lado e outro, desta vez use cola branca.
8 - Acredito que se os papéis forem colorset coloridos o efeito será melhor. Use pincel atômico preto para os desenhos e cuidado para não borrar a tinta sobre o papel!