(FUVEST 2013 1° FASE) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.
Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C?
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Texto base: Leia o texto a seguir para responder.
Enunciado:
- Matemática
Considere o conjunto A dos múltiplos inteiros de 5, entre 100 e 1000, formados de algarismos distintos. Seja B o subconjunto de A formado pelos números cuja soma dos valores de seus algarismos é 9. Então, a soma do menor número ímpar de B com o maior número par de B é:
- Geografia - Fundamental | D. Fusos Horários do Brasil
. Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Os Fusos Horários destacados no mapa são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.
Baseando nas informações, determine as horas e os dias dos locais retratados no mapa e apresentados na tabela a seguir. Tome como referencia o horário em Londres 20 horas do dia 20/10/2011.
OBS: O horário brasileiro de verão começa oficialmente à meia-noite do dia 16 de outubro, e termina à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade (Itabira, estado das Minas Gerais, 1902 – 1987). Em seguida, responda.
Dezembro
Quem me acode
à cabeça e ao coração
neste fim de ano,
entre alegria e dor?
Que sonho,
que mistério,
que oração?
Amor.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/poemas_lindos/7/ – 23/6/2011– adaptado.
Os vocábulos QUEM e QUE, articulados, respectivamente, na primeira e na segunda estrofe do poema, conforme as formulações em que eles se estabelecem no contexto, são classificados como
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
História do contato entre línguas no Brasil
No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação.
LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro.
Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado).Glossário:
Autóctone: nativo de uma região.
Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no plano
regional (país, estado, cidade etc.).
Diastrático: referente à variação de uma mesma língua em
função das diversas classes sociais.Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado