(FUVEST 2013 1° FASE) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.
Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C?
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- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em 1954, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução aconselhando os países a escolherem um dia para celebrar a infância. Em 20 de novembro de 1959, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, e essa data passou a ser usada por muitos países para celebrar o Dia das Crianças. Ainda foi criado , ao longo dos anos , o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Convenção dos Direitos da Criança.
Enunciado:
Na sua opinião, por que foi necessário criar tantos documentos sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes?
- Física
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparecem.Três esferas metálicas idênticas, A, B e C, são montadas em suportes isolantes. A esfera A está positivamente carregada com carga Q, enquanto as esferas B e C estão eletricamente neutras. Colocam-se as esferas B e C em contato uma com a outra e, então, coloca-se a esfera A em contato com a esfera B, conforme representado na figura.
Depois de assim permanecerem por alguns instantes, as três esferas são simultaneamente separadas. Considerando-se que o experimento foi realizado no vácuo k=9.109 N.m2 /C2 e que a distância final (d) entre as esferas A e B é muito maior que seu raio, a força eletrostática F entre essas duas esferas é_______ e de intensidade igual a _______.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Milhares de anos atrás, as pessoas não tinham as ciências para ajudá-las a entender a vida. Assim, por exemplo, elas não sabiam por que o sol nasce toda manhã ou por que as estações mudam. Os povos antigos viam a doença, a morte e as calamidades naturais, mas não sabiam o que as causava. Assim, desenvolviam histórias e crenças próprias para explicar o mundo em redor. (...) Viravam histórias que uma geração ia contando para a outra. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481998/>. Acesso em 18 de nov. 2015.
Enunciado:
Para estudar as crenças que foram criadas pelas primeiras comunidades humanas para explicar a realidade, a história recorre a
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) – Recusei a mão de minha filha, porque o senhor é... filho de uma escrava.
– Eu?
– O senhor é um homem de cor!... Infelizmente esta é a verdade...
Riamundo tornou-se lívido. Manoel prosseguiu, no fim de um silêncio:
– Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuízo tolo! O senhor, porém, não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!... Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses!
AZEVEDO, A. O mulato. São Paulo: Escala, 2008.
Influenciada pelo ideário cienticifista do Naturalismo, a obra destaca o modo como o mulato era visto pela sociedade de fins do século XIX. Nesse trecho, Manoel traduz uma concepção em que a:
- Geografia | 6.1 Agricultura
As inovações no preparo do solo e na engenharia genética (variedades adaptadas ao clima do Cerrado) permitiram incorporar o pacote técnico herdado da Revolução Verde a um ambiente até então considerado hostil para a atividade. Dessa forma, o Cerrado apenas foi incorporado à dinâmica do agronegócio na medida em que os processos produtivos existentes não precisavam passar por modificações substanciais para serem reproduzidos nesse novo ambiente.
OLIVEIRA, V. L.; BÜHLER, È. A. Técnica e natureza no desenvolvimento do “agronegócio”. Caderno CRH, n. 77, maio-ago. 2016.
Essas inovações produtivas tiveram como consequência a: