(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:
I. Fotossíntese
6 H2O + 6 CO2 6 O2 + C6H12O6
II. Quimiossíntese metanogênica
CO2 +4H2 → CH4 +2H2O
III. Respiração celular
6 O2 + C6H12O6 → 6 H2O + 6 CO2
A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são, respectivamente:
I / II / III
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Texto base: Logo após um almoço “pesado”, com feijoada, arroz, salada e bife, João foi jogar futebol e teve que parar porque se sentiu mal e vomitou.
Na enfermaria a médica da escola explicou ao João que entre os quatro sistemas: digestório, circulatório, respiratório e excretor, dois ficaram mais ativos por conta do exercício e dois ficaram menos ativos, de forma que o corpo fosse capaz de disponibilizar a energia necessária para realizar o esforço físico com o futebol. A médica explicou ainda que ele passou mal pela diminuição da atividade de um dos sistemas acima, sem que ele pudesse terminar sua atividade.
Enunciado:
Por ter esquecido a explicação da médica, João pediu ajuda à Maria, sua colega, que lhe explicou. Quais são os sistemas que ficaram mais ativos e quais ficaram menos ativos durante o exercício do João?
- História | A. Grécia
(MACKENZIE) Atenção para as seguintes imagens
As duas grandes civilizações da Antiguidade, Grécia e Roma, construíram anfiteatros grandiosos, com enorme capacidade para abrigar seus frequentadores.
Na Grécia, o Anfiteatro de Epidauro, construído em IV a.C e o Coliseu, construído em Roma, entre 72 e 80 d.C., são dois belos exemplos. Entretanto, mais do que apenas diferenças arquitetônicas, tais construções exemplificam as diferenças entre essas duas civilizações.
Considere as afirmativas abaixo.
I. O Coliseu era, sobretudo, um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda civilização romana que, por meio de espetáculos de gladiadores, execuções e jogos, voltados para o entretenimento da população, desviava a atenção do povo dos problemas sociais e políticos.
II. O Teatro grego desempenhava um papel importante na cultura e no orgulho cívico, onde por meio de dois gêneros principais, a tragédia e a comédia, discutiam-se temas políticos e sociais, por vezes de forma satírica, levando o cidadão a uma reflexão sobre o mundo em que vivia.
III. Para a cultura greco-romana, a importância dos anfiteatros não residia somente na possibilidade de realizar as festas rurais, festivais artísticos ou espetáculos dirigidos ao povo. Nesses amplos espaços as decisões políticas eram tomadas pelos governantes com o apoio da população votante.
Assinale a assertiva correta.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UERJ) As suculentas Cereus jamacaru e Euphorbia ingens muitas vezes são confundidas entre si por apresentarem características morfológicas semelhantes, como a ausência de folhas e a presença de caule fotossintético, conforme ilustram as imagens.
Essa semelhança morfológica é uma consequência do seguinte processo: - Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(Upe-ssa) [Para os membros desta escola filosófica] a sociologia não se reduz nem se dissolve em pesquisas setoriais e especializadas e em pesquisas de mercado (típicas, essas, da sociologia americana). A pesquisa social para eles é, ao contrário, “a teoria da sociedade como um todo”, uma teoria posta sob o signo das categorias da totalidade e da dialética, e dirigida ao exame das relações existentes entre os âmbitos econômicos, psicológicos e culturais da sociedade contemporânea. Tal teoria é crítica enquanto dela emergem as contradições da sociedade industrializada moderna e particularmente da sociedade capitalista. Para maior precisão: o teórico crítico “é o teórico cuja única preocupação consiste em um desenvolvimento que leve a uma sociedade sem exploração”.
(Reale e Antiseri, História da Filosofia. Adaptado)
Assinale a alternativa que corresponde a essa escola filosófica.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Na tabela periódica, existe uma categoria especial, os chamados metais de transição, com características próprias na distribuição de elétrons em seus orbitais. Considerando apenas a sequência que vai do escândio ao zinco, analise as assertivas a seguir
I. Os elementos da série de metais de transição estão situados no bloco d, entre os grupos 2 e 13 da tabela periódica.
II. Nessa série, elétrons adicionais são colocados nos orbitais 3d, de acordo com a regra de Hund.
III. O germânio, rigorosamente, por conta de sua distribuição eletrônica, é também considerado um metal de transição.
IV. A distribuição eletrônica do metal em transição níquel é [Ar] 3d8 4s2 .
Estão corretas