(FUVEST 2015 1ª FASE) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.
A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Analisando as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar corretamente que o número de homens com irmãos corresponde, do número de mulheres com irmãos, a:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
Como o boi engorda comendo só grama?
Por mais benéficos que sejam os vegetais, alguém que baseasse sua dieta apenas em folhas ficaria sem uma série de nutrientes importantes para a sobrevivência. Então, como é que o boi, que pode pesar até 1 000 quilos, vira-se só com uma graminha? A grande diferença está nos 3 pré-estômagos que o bicho possui, chamados de retículo, rúmen e omaso. Nesses órgãos, acontece a fermentação, que permite a esses animais digerir alimentos fibrosos, como o capim, e obter energia. Mas eles contam com a ajuda de bactérias, protozoários e fungos presentes nos pré-estômagos, com quem vivem numa relação de simbiose. São esses microrganismos que fabricam enzimas digestivas, fermentam a celulose e multiplicam-se – e é essa multiplicação que garante o rebanho. “O boi tem uma capacidade que os humanos não têm: consegue extrair muita energia e nutrientes dos vegetais. Assim, basta que ele coma capim para chegar a 500 quilos”, diz Luiz Gustavo Pereira, especialista em nutrição de ruminantes da Embrapa.
Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 10 jan. 2018 (adaptado).
O fato que explica por que os humanos não digerem esse alimento é
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FUVEST 2009 1ª FASE) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
em que as etapas B, D e F são:
B - adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D - filtração em areia,
F - fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
- História | 6.03 Revolução Industrial
Entrar numa fábrica pela primeira vez podia ser uma experiência aterrorizante: o ruído e o movimento do maquinário; o ar sufocante, cheio de pó de algodão, muitas vezes, mantido opressivamente quente para reduzir a quebra; o fedor penetrante de óleo de baleia e de gordura animal usados para lubrificar as máquinas (antes da disponibilidade de produtos petrolíferos) e do suor de centenas de trabalhadores; os semblantes pálidos e os corpos doentios dos operários; o comportamento feroz dos supervisores, alguns dos quais carregavam cintos ou chicotes para impor disciplina. Nas salas de tecelagem, o barulho ensurdecedor de dezenas de teares, cada um com uma lançadeira recebendo pancadas de martelo umas sessenta vezes por minuto, impossibilitava que os trabalhadores se ouvissem.
(Joshua B. Freeman. Mastodontes: a história da fábrica e a construção do mundo moderno, 2019.)
O trabalho nas primeiras fábricas inglesas é caracterizado no excerto pela (o) - Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(COL.NAVAL) Considere que um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os circuitos apresentados abaixo:
Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V) para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a intensidade da corrente elétrica. Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente: