(FUVEST 2016 1° FASE) Alimentos de origem vegetal e animal fornecem nutrientes utilizados pelo nosso organismo para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas.
Após determinada refeição, completadas a digestão e a absorção, o nutriente majoritariamente absorvido foi a glicose.
Considerando as alternativas abaixo, é correto afirmar que essa refeição estava constituída de
Questões relacionadas
- Física
Um espelho esférico côncavo tem distância focal (f) igual a 20 cm. Um objeto de 5 cm de altura é colocado de frente para a superfície refletora desse espelho, sobre o eixo principal, formando uma imagem real invertida e com 4 cm de altura. A distância, em centímetros, entre o objeto e a imagem é de:
- Física | B. Resistores
(UEFS)
A figura representa uma associação de resistor ôhmico. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação, a intensidade da corrente elétrica que percorre o circuito é igual, em A, a
- Ciências - Fundamental | 08. As Ideias Evolucionistas
A imagem a seguir mostra parte da relação evolutiva entre os primatas.
Disponível em: <http://marianaideiasforadacaixa.files.wordpress.com/2010/10/evolucao-humana-evolucao-do-homem-imagens-australopithecus-ramapithecus-hominideos1.jpg>. Acesso em: 14 out. 2014.
O ancestral comum e imediato aos chimpanzés e aos homens habitou o planeta em um passado distante, no intervalo de tempo, em milhões de anos atrás, entre
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir:
Disponível em: http://recantodaspalavras.files.wordpress.com/2008/10/superpotencias.jpg. Página acessada em maio de 2010.
A imagem faz alusão à história do período compreendido entre o final da II Guerra Mundial e a queda da URSS, marcado pelo confronto ideológico entre as duas superpotências que emergiram no pós-guerra.
Sobre este período, denominado Guerra Fria, é INCORRETO afirmar que:
- Literatura
(UPE) Gregório de Matos, poeta baiano, que viveu no século XVI, produziu uma poesia em que satiriza a sociedade de seu tempo. Execrado no passado por seus conterrâneos, hoje é reconhecido como grande poeta, sendo, inclusive, sua poesia satírica fonte de pesquisa histórica.
Leia os poemas e analise as proposições a seguir:
Poema I
Triste Bahia! Oh quão dessemelhante
Estás, e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vejo eu já, tu a mi abundante.
A ti tocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado
Tanto negócio, e tanto negociante.
Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.
Oh se quisera Deus, que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote
(Gregório de Matos)
Poema II
Horas contando, numerando instantes,
Os sentidos à dor, e à glória atentos,
Cuidados cobro, acuso pensamentos,
Ligeiros à esperança, ao mal constantes.
Quem partes concordou tão dissonantes?
Quem sustentou tão vários sentimentos?
Pois para a glória excedem de tormentos,
Para martírio ao bem são semelhantes.
O prazer com a pena se embaraça;
Porém quando um com outro mais porfia,
O gosto corre, a dor apenas passa.
Vai ao tempo alterando a fantesia,
Mas sempre com vantagem na desgraça,
Horas de inferno, instantes de alegria.
(Gregório de Matos)
I. Além de poeta satírico, o Boca do Inferno também cultivou a poesia lírica, composta por temas diversificados, pois nos legou uma lírica amorosa, erótica e religiosa e até de reflexão sobre o sofrimento, a exemplo do poema II.
II. Considerado tanto poeta cultista quanto conceptista, o autor baiano revela criatividade e capacidade de improvisar, segundo comprovam os versos do poema I, em que realiza a crítica à situação econômica da Bahia, dirigida, na época, por Antônio Luís da Câmara Coutinho.
III. Em Triste Bahia, poema I, musicado por Caetano Veloso, Gregório de Matos identifica-se com a cidade, ao relacionar a situação de decadência em que se encontram tanto ele quanto a cidade onde vive. O poema abandona o tom de zombaria, atenuando a sátira contundente para tornar-se um quase lamento.
IV. Os dois poemas são sonetos, forma fixa herdada do Classicismo, muito pouco utilizada pelo poeta baiano, que desprezou a métrica rígida e criou poesia em versos brancos e livres.
V. Como poeta barroco, fez uso consciente dos recursos estéticos reveladores do conflito do homem da época, como se faz presente na antítese que encerra o II poema: "Horas de inferno, instantes de alegria".
Estão CORRETAS apenas