(FUVEST 2007 1ª FASE) Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material estrutural e de reserva dos seres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e de um animal?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica
do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A
lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).
-Disponível:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail
https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3
https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true
https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse
http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html
- Tesouras sem ponta
- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)
- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores
- Cola
- Pincel
- Giz de cera
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre
Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).
- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.
- O professor vai providenciar várias cópias das imagens sugeridas acima, impressas em
tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.
- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos
para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços
de barbantes para colocar as produções das crianças.
- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem
(papéis, tesouras, pincéis e colas ).
- Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e
colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
- Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos
para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com
imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as
crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se
lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que
as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios
artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.
- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e
obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).
- Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam
seus conhecimentos à sua maneira.
- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será
necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando
uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.
- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta
do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou
identifique a obra que você está se referindo.
- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O
que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não
podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!
Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de
rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na
sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor
azul.
- Explique para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse
usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e
farão seus próprios recortes colagens.
- Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que
começam a se formar.
- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.
- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.
- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os
materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e
espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.
- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns
recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns
momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a
tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade
em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a
colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,
incentivando a colaboração mútua.
- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.
- Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança
tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.
- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas
enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.
- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.
Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço
do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando
com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de
papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.
- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use
como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,
se necessário.
- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure
suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam
apreciar as obras e a dos colegas.
- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando
com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um nome para as suas produções.
- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as
à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das
obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos
cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de
encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais
respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,
comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda
envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que
está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e
dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de
transição conhecida pelas crianças.
- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#
HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças do 2º ano foram desafiadas a descobrirem o caminho mais curto para chegarem ao final da trilha passando apenas pelos números ímpares.
Enunciado:
A) Qual caminho elas deverão percorrer? Registre a sequência numérica.
B) Organize os números da sequência que você registrou em ordem crescente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento do conto “A mulher pálida”, de Machado de Assis, para responder à questão. A mulher pálida [...] Como estes fatos se reproduzissem, a ideia de que Máximo estava doido foi passando de um em um, e dentro em pouco era opinião. O tempo parecia confirmar a suspeita. A condição da palidez que ele exigia da noiva tornou-se pública. Sobre a causa da monomania disse-se que era Eulália, uma moça da Rua dos Arcos, mas acrescentou-se que ele ficara assim porque o pai da moça recusara o seu consentimento, quando ele era pobre; e dizia- -se mais que Eulália também estava doida. Lendas, lendas. A verdade é que nem por isso deixava de aparecer uma ou outra pretendente ao coração de Máximo; mas ele recusava-as todas, asseverando que a mais pálida ainda não havia aparecido. Máximo padecia do coração. A moléstia agravou-se rapidamente; e foi então que duas ou três candidatas mais intrépidas resolveram-se a queimar todos os cartuchos para conquistar esse mesmo coração, embora doente [...] Mas, em vão! Máximo achou-as muito pálidas, mas ainda menos pálidas do que seria a mulher mais pálida do universo. Vieram os parentes de Iguaçu; o tio major propôs uma viagem à Europa; ele, porém, recusou. — Para mim, disse ele, é claro que acharei a mulher mais pálida do mundo, mesmo sem sair do Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, uma vizinha dele, em Andaraí, moça tísica, e pálida como as tísicas, propôs-lhe rindo, de um riso triste, que se casassem, porque ele não acharia mulher mais pálida. — Acho, acho; mas se não achar, caso com a senhora. A vizinha morreu daí a duas semanas; Máximo levou-a ao cemitério. Mês e meio depois, uma tarde, antes de jantar, estando o pobre rapaz a escrever uma carta para o interior, foi acometido de uma congestão pulmonar, e caiu. Antes de cair teve tempo de murmurar. — Pálida... pálida... Uns pensavam que ele se referia à morte, como a noiva mais pálida, que ia enfim desposar, outros, acreditaram que eram saudades da dama tísica, outros que de Eulália, etc... Alguns creem simplesmente que ele estava doido; e esta opinião, posto que menos romântica, é talvez a mais verdadeira. Em todo caso, foi assim que ele morreu, pedindo uma pálida, e abraçando-se à pálida morte. Pallida mors, etc. ASSIS, Machado de. A mulher pálida. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/
download/texto/fs000067pdf.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2018. Vocabulário:
Monomania – ideia fixa que absorve o pensamento de uma pessoa.
Tísica – pessoa que aparenta ter saúde frágil, pessoa magra.
O trecho em destaque antecipa o fato de que a personagem
- Química | 2.4 Cinética Química
Os eixos do gráfico a seguir representam duas variáveis, uma delas não identificada no gráfico. Uma curva representa animais endotérmicos e a outra, animais ectotérmicos.
A curva que corretamente se aplica ao ser humano é:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UESC) 15 de setembro — O arquipélago de Galápagos consiste de dez ilhas principais, cinco das quais excedem em tamanho às demais. São todas formadas de origem vulcânica. Com exceção de uma estação muito breve, raramente chove na ilha e, mesmo assim, irregularmente, entretanto as nuvens geralmente pairam a pouca altura. Por conseguinte, enquanto as partes inferiores das ilhas são estéreis, as superiores, a partir de uma altura de 300 metros, têm clima úmido e a vegetação medra com bastante exuberância. A história natural das ilhas é extremamente curiosa. Dos pássaros terrestres, pude conseguir 26 espécies, todas peculiares ao grupo e não encontradas em nenhum outro lugar, com exceção de uma. Dentre essas, aparece o singularíssimo grupo de fringellas com treze espécies relacionadas entre si pela estrutura do bico, a curteza da cauda forma do corpo e cor da plumagem... O fato mais curioso a ser observado é a perfeita gradação do tamanho do bico nas diferentes espécies do gênero Geospiza, partindo de um bico grande, como o de um fringilídeo de bico afiado, ao de um tentilhão e até mesmo o bico de um trinador. Vendo essa gradação e diversidade de estrutura num grupo pequeno e intimamente relacionado, poder-se-ia imaginar que, devido à pouquidade de pássaros neste arquipélago, uma mesma espécie se tivesse modificado, a fim de atender a finalidades diferentes. O singularíssimo grupo de fringellas identificado por Darwin inclui-se na maior família de aves, — Fringillidae” (DARWIN, 1985, p. 96-97).
A luz de conhecimentos atuais, a interpretação correta de Darwin permite considerar que