(FUVEST 2020 1º FASE) Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros.
A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Assinale a oração em que o termo ou expressão grifados exerce a função de Objeto Indireto:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
A SOL Y A SAMBA
Cada vez que llega el verano, la enorme diversidad de los paisajes brasileños parece quedar eclipsada por la larga tentación de sus costas: cientos de kilómetros de playas, desde los paraísos desiertos del norte hasta los concurridos balnearios del sur. Un planeo por el gran país tropical y dos perlas bajo el sol: En el sudeste Ilhabela, y en el nordeste, João Pessoa.
Además de ser enorme, o tal vez exactamente por eso, Brasil es un país diverso e inabarcable. Quién puede decir que lo conoce realmente? Quien viaje a San Pablo se sentirá inmerso en la vorágine de uno de los principales centros financieros latinoamericanos, muy lejos de quienes se aproximen a las bellas y solitarias playas del nordeste. Quienes hayan experimentado el "sertão" se sentirán en los antípodas de la cercana selva amazónica... Sin embargo, EN CADA UNO DE ESTOS LUGARES HAY UNA PARTE DEL INMENSO ROMPECABEZAS que es Brasil: cuando llega el verano, parecen ponerse más rápidamente las piezas que dibujan la imagen de la costa, pero la fuerza de las principales ciudades brasileñas es un imán turístico también durante todo el año.
Adaptado de http://www.pagina12.com.ar/2001/suple/Turismo/01-11/01-11-04/nota01.htm
O texto fala sobre a diversidade das regiões brasileiras. Segundo a autora dele
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(UTFPR) Durante a Idade Média, as feiras caracterizavam-se por:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto:
O Noviço
Florência: O rapaz não tem inclinação nenhuma para ser frade. [...]
Mestre: O dia que o Sr. Carlos sair do convento será para mim um dia de descanso. [...] Não se passa só um dia em que se não tenha de lamentar alguma travessura desse moço [...].
Florência: Foi sempre assim, desde pequeno.
Ambrósio: E seria uma crueldade violentar-lhe o gênio.
Mestre: E se o conheciam, senhores, para que o obrigaram a entrar no convento, a seguir uma vida em que se requer tranquilidade de gênio?
Florência: Ah, não foi por meu gosto, meu marido é que persuadiu-me.
Ambrósio, com hipocrisia: Julguei assim fazer um serviço agradável a Deus.
Mestre: Deus, senhores, não se compraz com sacrifícios alheios.
PENA, Martins. O noviço. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp081949.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O vocativo destacado no texto produz o efeito de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Clara dos Anjos
Veio o dia da festa; a pequena casa regurgitava; – coisa curiosa – havia mais convidados de idade meã que moças e rapazes. Isto se explicava pela estreiteza de relações de Clara e dos seus pais, devido à vida que levavam. Entre as moças, havia duas ou três colegas de Clara, a filha de Lafões, uma sobrinha solteirona, Hermengarda, de Dona Engrácia, e poucas mais. Entre os rapazes, havia dois jovens colegas de Joaquim, Sabino e Honório; um irmão de Hermengarda e um afilhado de Lafões, que era vigia do cais do porto. Em compensação, as senhoras mães de família eram inúmeras. Destacava-se muito Dona Margarida Weber Pestana, pelo seu ar varonil, tendo sempre ao lado o filho único, de catorze anos, fardado com uma fardeta de colegial. Tinha, essa senhora, um temperamento de heroína doméstica. Viera muito cedo para o Brasil, com o pai, que era alemão; ela, porém, havia nascido em Riga, russa portanto, como sua mãe o era. Antes dos dezesseis anos, ficara órfã de mãe. Seu pai imigrara para o Brasil, contratado a trabalhar no acabamento das obras da Candelária. Era estucador, marmorista, um pouco escultor; enfim, um operário fino, para essas obras especiais de revestimento e decoração interna de edifícios suntuosos.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2003. p.50. Fragmento.
Assinale a alternativa em que o narrador usa o recurso expressivo da comparação.