(FUVEST 2005 1ª FASE) Observando plantas de milho, com folhas amareladas,um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo”.Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?
Questões relacionadas
- Física
Abaixo temos o diagrama p x V onde estão representadas três transformações que levam um gás ideal do estado inicial i para o estado final f
Considerando o estudo das transformações gasosas, os três processos aos quais o gás é submetido são, respectivamente:
- Física
Em uma máquina de Atwood ideal, são presas duas massas, tais que M1>M2 Inicialmente as massas estão em repouso e niveladas. Após o abandono simultâneo das massas, verifica-se que a energia total do sistema é de 100J após elas terem percorrido 5m em 2s alcançando uma velocidade de 5,0 m/s Sabendo que o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s2 determine, em kg os valores de cada uma das massas.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.
Mas mais frágil fica a bota.
Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.
*sesta: repouso após o almoço.
(FUVEST 2020 1º FASE) Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como
- Física | B. Resistores
(UERN)
O gráfico representa a intensidade de corrente que percorre um fio em função do tempo e com base nos conhecimentos de Eletricidade, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A carga total que passa por uma seção reta do fio entre os instantes t1 = 5,0s e t2 = 10,0s é igual a 3,0C.
( ) A intensidade média da corrente que passa por uma seção reta do fio entre os instantes t1 = 0,0s e t2 = 10,0s é igual a 0,9A.
( ) O fio apresenta uma resistência de 2,0Ω.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UEFS) Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
Os fungicidas aplicados em culturas de cereais e de alimentos, a exemplo do clorotalonil representado pela estrutura química e usado há mais de 30 anos, são potenciais poluentes da água.
I. A ação fungicida do clorotalonil está associada ao grupo dos nitrocompostos presente na estrutura.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. A estrutura apresenta o grupo funcional do éter.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
III. O grupo funcional do inseticida pertence à classe dos ésteres do ácido N-metilcarbâmico.
Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
IV. Pertence à classe funcional das cetonas e dos éteres.
V. O composto acima é denominado de butanoato de n-butil.
As afirmativas corretas são: