Quotes of the Day
Friday, Sep. 02, 2011
“There probably was a shortage of not just respect and boundaries but also love. But you do need, when they cross the line and break the law, to be very tough.”
British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing that those involved in the recent riots in England need “tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s problem families.
Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado).
A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma empresa, investindo na segurança, contrata uma firma para instalar mais uma câmera de segurança no teto de uma sala. Para iniciar o serviço, o representante da empresa informa ao instalador que nessa sala já estão instaladas duas câmeras e, a terceira, deverá ser colocada de maneira a ficar equidistante destas. Além disso, ele apresenta outras duas informações:
1. Um esboço em um sistema de coordenadas cartesianas, do teto da sala,onde estão inseridas as posições das câmeras 1 e 2, conforme a figura.
2. cinco relações entre as coordenadas(x;y) da posição onde a câmera 3 deverá ser instalada.
O instalador, após analisar as informações e as cinco relações, faz a opção correta dentre as relações apresentadas para instalar a terceira câmera.
A relação escolhida pelo instalador foi a:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Acontecimentos importantes marcaram a História do Brasil na segunda metade do século XIX, dentre eles pode-se destacar imigração, a abolição da escravidão e a Proclamação da República. Sobre estes acontecimentos assinale a alternativa CORRETA:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Trechos da entrevista com José Saramago, na extinta “A Bola Magazine”, concedida em 1998 – logo após o escritor se tornar o primeiro escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
BM - Porque é que o esporte em geral e o futebol em particular têm sido incompatíveis com a literatura? Quer dizer, o esporte não é propriamente um tema literário, pois não?
J.S. - Aqui entre nós, não é. Mas na América Latina é, e muito. Tem-se escrito, e muitíssimo bem, sobre o mundo do futebol.
BM - Mas qual o porquê de esse fenômeno ser tão localizado?
J.S. - Não sei como responder-lhe a essa pergunta. No caso da América Latina poderíamos atribuir isso à terrível paixão com que o jogo é vivido por lá.
BM - Que me lembre, dos 94 Prêmios Nobel da Literatura que o precederam, apenas um, Camilo José Cela, escreveu assumidamente em redor do esporte no seu “Onze Contos de Futebol”. Alguma vez lhe passaria pela cabeça escrever contos sobre futebol?
J.S. - Não… Não. E a razão é simples: trata-se de um mundo que não conheço. Em princípio, quem escreve deve ter muito cuidado e não meter-se por assuntos que não domina. Da mesma maneira que não seria capaz de escrever um romance ou um conto em que o personagem principal fosse um presidente do conselho de administração de uma empresa multinacional, também não seria capaz de meter-me na pele de um dirigente de um clube de futebol ou de um jogador de futebol.
Disponível em: https://trivela.com.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Na entrevista, o escritor José Saramago expõe a sua visão sobre o futebol e a presença desse esporte na literatura. Na perspectiva de José Saramago, o futebol
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unicentro) Considere as informações constantes da tabela I e do heredograma II.
A análise do heredograma II permite verificar a herança do sistema ABO de grupos sanguíneos em três gerações de uma família.
Com base nos conhecimentos sobre a herança do sistema ABO e na análise do heredograma, é correto afirmar:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Os melhores de entre nós, quando escutam Homero ou qualquer poeta trágico a imitar um herói que está aflito e se espraia numa extensa tirada cheia de gemidos, ou os que cantam e batem no peito, sabes que gostamos disso, e que nos entregamos a eles, e os seguimos, sofrendo com eles, e com toda seriedade elogiamos o poeta, como sendo bom, por nos ter provocado até o máximo, essas disposições. [. .. ] Mas quando sobrevém a qualquer de nós um luto pessoal, reparaste que nos gabamos do contrário, se formos capazes de nos mantermos tranquilos e de sermos fortes, entendendo que esta atitude é característica de um homem [. . . ]?
PLATÃO.A República.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
O texto apresenta um dos temas mais corriqueiros da antiguidade, a mimesis, ou seja, a imitação. Neste fragmento, percebe-se que, para Platão, os poetas seriam responsáveis por