Disponível em: www.doityourself.com. Acesso em: 12 jul. 2015.
Pelas expressões do it yourself e How-Tos, entende-se que a pesquisa realizada na página da internet revela uma busca por
Questões relacionadas
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(ESPCEX) A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(FAC - ALBERT EINSTEIN) Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades. Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia. Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular. (...)
(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, 'A mais recente rede social')
Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Sob a orientação de um mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício. João efetuou reparos na parte hidráulica nos andares 1,3,5,7 e assim sucessivamente, de dois em dois andares. Pedro trabalhou na parte elétrica nos andares 1,4,7,10 e assim sucessivamente, de três em três andares. Coincidentemente, terminaram seus trabalhos no último andar. Na conclusão da reforma, o mestre de obras informou, em seu relatório, o número de andares do edifício. Sabe-se que, ao longo da execução da obra, em exatamente 20 andares, foram realizados reparos nas partes hidráulica e elétrica por João e Pedro.
Qual é o número de andares desse edifício?
- Língua Portuguesa | B. Fonemas
TEXTO I
O fonema é a menor unidade sonora de um sistema fonológico de qualquer língua. A mudança de um fonema é responsável pela mudança de significado de um vocábulo. Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 12 mar. 2022 (adaptado).
TEXTO II
O que diferencia amor e dor?
Três letras?
Ou uma só?
Amor é mel e dor é fel?
Se são só letras as diferenças,
por que dói tanto amar?
Porque amor também é som?
Amor e dor podem se juntar num só fonema?
Amordor e Doramor
Não quero juntar…
Quero apenas amar!
Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 mar. 2022 (adaptado).
O eu-lírico faz uso de elementos gramaticais para expressar seus sentimentos em relação ao amor e ao sofrimento provocado por ele. No poema, um exemplo do conceito gramatical presente no Texto I encontra-se no verso
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(CPS) No tratamento da maioria dos cânceres, a quimioterapia é frequentemente usada para retardar a progressão da doença. Contudo, esse tratamento provoca, muitas vezes, efeitos colaterais indesejáveis, tais como a perda de cabelo, vômitos e problemas digestivos. A razão desses efeitos colaterais está associada ao fato das drogas quimioterápicas injetáveis conseguirem chegar a qualquer parte do corpo, atingindo não só as células cancerosas, mas também as células saudáveis.
Para minimizar esse tipo de dano à saúde já debilitada do paciente, muitas pesquisas estão sendo feitas utilizando nanopartículas no tratamento do câncer.
A nanotecnologia se tornou, nos últimos anos, uma importante aliada na área de saúde, em especial da medicina, no que se refere à manipulação de partículas ultrapequenas (nanopartículas), para prevenir, diagnosticar ou curar doenças. Atualmente, a definição mais usada estipula que uma partícula é nano se o seu diâmetro equivale a um bilionésimo de metro.
No combate ao câncer de próstata, por exemplo, pesquisadores desenvolveram uma estratégia de ataque direto às células doentes por meio de nanopartículas. São elas que levam o fármaco, em altas concentrações, até as células cancerosas, evitando que a maioria das células saudáveis sejam atingidas. Os pesquisadores utilizaram nanopartículas de sílica carregadas de uma substância que combate esse tipo de câncer. Elas são, ainda, revestidas por uma vitamina, o folato, que é naturalmente atraída pelas células tumorais.
Nos testes in vitro, as nanopartículas atingiram seu objetivo e eliminaram cerca de 70% das células tumorais da próstata, enquanto apenas das células saudáveis foram atingidas.
Esse resultado foi considerado muito favorável se comparado aos efeitos gerais de uma quimioterapia.
Porém, por trás dessa nova tecnologia promissora, existe um risco: determinados tipos de nanopartículas poderiam passar livremente pelas defesas naturais do corpo humano, tais como a pele, a membrana mucosa do nariz, da garganta, dos pulmões e do intestino. Isso prejudicaria os órgãos internos, suscetíveis a essas partículas ultrapequenas.
http://tinyurl.com/zesrhtm Acesso em: 16.09.2016. Adaptado.
O uso de fármacos já conhecidos dentro dessas nanopartículas é uma das aplicações positivas dessa tecnologia. Desse modo, seria usada uma menor quantidade do medicamento e diminuindo, assim, os efeitos colaterais.
Observe a estrutura do ácido 5-aminosalicilico, fármaco utilizado como anti-inflamatório intestinal.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular, desse ácido.