Um país decide investir recursos na educação em suas cidades que tenham um alto nível de analfabetismo. Os recursos serão divididos de acordo com a idade média da população que é analfabeta, conforme apresentado no quadro.
Uma cidade desse país possui 60/100 do total de analfabetos de sua população composto por mulheres. A média de idade das mulheres analfabetas é de 30 anos, e a média de idade dos homens analfabetos é de 35 anos.
Considerando a média de idade da população analfabeta dessa cidade, ela receberá o recurso
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Considere a expressão algébrica a 2 + 2a –
, calcule corretamente o seu valor numérico para a = –
e assinale a alternativa que traga tal resultado.
- Língua Portuguesa | D. Regência
(UFPR) A épica narrativa de nosso caminho até aqui
Quando viajamos para o exterior, muitas vezes passamos pela experiência de aprender mais sobre o nosso país. Ao nos depararmos com uma realidade diferente 1daquela em que estamos imersos cotidianamente, o estranhamento serve de alerta: deve haver uma razão, um motivo, para que as coisas funcionem em cada lugar de um jeito. Presentes diferentes só podem resultar de passados diferentes. Essa constatação pode ser um poderoso impulso para conhecer melhor a nossa história.
Algo assim vem ocorrendo no campo de estudos sobre o Sistema Solar. O florescimento da busca de planetas extrassolares – aqueles que orbitam em torno de outras estrelas – equivaleu a dar uma espiadinha no país vizinho, para ver como vivem “seus habitantes”. Os resultados são surpreendentes. Em certos sistemas, os planetas estão tão perto de suas estrelas que completam uma órbita em poucos dias. Muitos são gigantes feitos de gás, e alguns chegam a possuir mais de seis vezes a massa e quase sete vezes o raio de Júpiter, o grandalhão do nosso sistema. Já os nossos planetas rochosos, classe em que se enquadram Terra, Mercúrio, Vênus e Marte, parecem ser mais bem raros do que imaginávamos a princípio.
A constatação de que somos quase um ponto fora da curva (pelo menos no que tange ao nosso atual estágio de conhecimento de sistemas planetários) provocou os astrônomos a formular novas teorias para explicar como o Sistema Solar adquiriu sua atual configuração. 2Isso implica responder perguntas tais como quando se formaram os planetas gasosos, por que estão nas órbitas em que estão hoje, de que forma os planetas rochosos surgiram etc.
Nosso artigo de capa traz algumas das respostas que foram formuladas nos últimos 15 a 20 anos. Embora não sejam consensuais, teorias como o Grand Tack, o Grande Ataque e o Modelo de Nice têm desfrutado de grande prestígio na comunidade astronômica e oferecem uma fascinante narrativa da cadeia de eventos que pode ter permitido o surgimento da Terra e, em última instância, da vida por aqui. [...]
Paulo Nogueira, editorial de Scientific American – Brasil – nº 168, junho 2016.
Considere a estrutura “daquela em que estamos imersos” (ref. 1) e compare-a com as seguintes
1. o espaço __________ que moramos...
2. a organização __________ que confiamos...
3. a cidade __________ que almejamos...
4. os problemas __________ que constatamos nos relatórios...
Tendo em vista as normas da língua culta, a preposição “em” deveria preencher a lacuna em:
- Ciências - Fundamental | 03.5. Fluxo de energia
Leia o texto.
Na África, a ave Atobá-do-cabo sobrevoa o mar em busca das sardinhas. Os golfinhos facilitam a caça atacando o cardume por baixo, a 20 metros de profundidade, e forçando a subida dos peixes para a superfície. Mas nada é tão simples. Os tubarões baleeiros aproveitam o mergulho das aves para se alimentarem.
Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/03/fenomenos-naturais-extraordinarios-da-terra-vistos-pelo-olhos-das-aves.html>. Acesso em: 10 mar. 2013. (Fragmento)
Pode-se expressar o que diz o texto na teia alimentar a seguir.
Dentre os animais citados, o que fornece maior quantidade de energia nessa teia alimentar é:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Disponível em: www.gfz-postdam.de. Acesso em: 20 jul. 2020 (adaptado).
Pautado na linguagem cartográfica e em aspectos naturais do planeta, o mapa reúne informações acerca da (o)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
Leia a tira:
Na tira, os quadros que apresentam orações que descrevem qualidades de pessoas/objetos, e não ações, estão na alternativa: