O boliche é um esporte cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados em uma pista. A professora de matemática organizou um jogo de boliche em que os pinos são garrafas que possuem rótulos com números, conforme mostra o esquema.
O aluno marca pontos de acordo com a soma das quantidades expressas nos rótulos das garrafas que são derrubadas. Se dois ou mais rótulos representam a mesma quantidade, apenas um deles entra na contagem dos pontos. Um aluno marcou 7,55 pontos em uma jogada. Uma das garrafas que ele derrubou tinha o rótulo 6,8.
A quantidade máxima de garrafas que ele derrubou para obter essa pontuação é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Segundo o texto, conclui-se que os
a) índios Potiguara, ainda no século XVII, eram encontrados no Nordeste brasileiro e a vitória na batalha de 1586 fez com que eles prosperassem.
b) indígenas resistiram aos portugueses durante todo o século XVI e uma aliança foi feita entre eles e os franceses para derrotar o colonizador.
c) portugueses, em nenhum momento, se viram ameaçados pelos indígenas brasileiros, o que pode ser confirmado pela ordem dada pelo rei.
d) portugueses e os franceses tinham interesses comuns em colonizar o Brasil e uniram forças para guerrear contra os indígenas que aqui viviam.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto que describe un día normal en la vida de un estudiante de Matemáticas.
Carlos es un chico español que vive con unos amigos en Salamanca. Tiene 20 años y es estudiante de Matemáticas. Es una persona muy sistemática, hasta demasiado creen sus compañeros de piso. Hace todos los días lo mismo: por la mañana se despierta a las 07:30, pero no se levanta nunca hasta las 08:00 porque le gusta leer y él siempre lee un poco en la cama. PRIMERO se ducha y se afeita, una vez a la semana. LUEGO se lava los dientes, se viste y desayuna: un café con leche y tostadas. A las 08:45 sale de casa y coge el autobús para ir a la facultad. Siempre va a clase en autobús. Las clases empiezan a las 09:00 y terminan a las 14:00. DESPUÉS DE CLASE come con algunos amigos en el comedor universitario y a veces estudian juntos en la biblioteca. ANTES DE VOLVER a casa compra en un supermercado todo lo que necesita.
Algunos días, cuando tiene tiempo, hace un poco de deporte, pero siempre antes de las 5:00 de la tarde: le gusta pasear en bici por un gran parque que hay cerca de su casa. Todas las noches cena en casa con sus compañeros de piso. DESPUÉS DE CENAR ve un poco la tele o navega por Internet. Todas las noches se acuesta a las 00.00 o 00:30. Los sábados y los domingos por la mañana juega al baloncesto en un equipo profesional y por la noche sale de copas con sus amigos. Carlos es una persona simpática, pero demasiado sistemática.
Adaptado de Ana Isabel Blanco Picado- SSN 1885-2211, núm. 10. Disponible en: < www.male.com 5>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Enunciado:
Completa las informaciones de Carlos con los horarios. Escribe con letras las horas.
A) Carlos se despierta __________________________________.
B) Carlos va a la facultad en autobús ______________________.
C) Hace deporte _______________________________________.
D) Se acuesta ________________________________________.
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(ACAFE) Preparar um bom churrasco é uma arte e, em todas as famílias, sempre existe um que se diz bom no preparo. Em algumas casas a quantidade de carne assada é grande e se come no almoço e no jantar. Para manter as carnes aquecidas o dia todo, alguns utilizam uma caixa de isopor revestida de papel alumínio.
A figura a seguir mostra, em corte lateral, uma caixa de isopor revestida de alumínio com carnes no seu interior
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.
A caixa de isopor funciona como recipiente adiabático. O isopor tenta __________ a troca de calor com o meio por __________ e o alumínio tenta impedir __________.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
No sistema nervoso humano
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Declaração de amor
Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.
Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.
Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega. Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.
LISPECTOR. C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro Rocco, 1999 (adaptado).
O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é: