A ingestão de sódio no Brasil, que já é normalmente alta, tende a atingir os mais elevados índices no inverno, quando cresce o consumo de alimentos calóricos e condimentados. Mas, o sal não é um vilão, ele pode e deve ser consumido diariamente, salvo algumas restrições. Para uma pessoa saudável, o consumo máximo de sal de cozinha (cloreto de sódio) não deve ultrapassar 6 g diárias ou 2,4 g de sódio, considerando que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro.
Disponível em: http://depoisdos25.com. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).
Considere uma pessoa saudável que, no decorrer de 30 dias, consuma 450 g de sal de cozinha. O seu consumo médio diário excede ao consumo máximo recomendado diariamente em
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Unit) A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva em que o portador apresenta incapacidade de metabolizar a fenilalanina, proporcionando alterações em seu metabolismo.
Do cruzamento entre um homem heterozigoto para essa característica e uma mulher normal, filha de pais normais e que tem um irmão com fenilcetonúria, a possibilidade de nascer, desse cruzamento, uma criança portadora dessa doença é de
- Geografia - Fundamental | 06. O Espaço Industrial Brasileiro
(UNIVESP) Dentre os problemas físicos aos quais os trabalhadores estão expostos, alguns dos que mais chamam a atenção são as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Com o advento da Revolução Industrial, as novas funções exercidas pelos trabalhadores estavam em desacordo com as suas capacidades físicas. As inovações tecnológicas, por sua vez, agravaram esse quadro, principalmente com o surgimento de um modelo de produção denominado Fordismo.
O Fordismo se caracteriza pela:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
No filo artrópoda, destacam-se três principais grupos: os crustáceos, os aracnídeos e os insetos. As principais características consideradas para essa divisão são: a organização corporal; o número de apêndices locomotores; a presença e o número de antenas, mostradas no quadro abaixo.
Grupos
Crustáceos
Aracnídeos
Insetos
Organização corporal
I
Cefalotórax e
abdome
Cabeça, tórax e
abdome
Nº de Apêndices locomotores
Geralmente
5 pares
II
3 pares
Número de
antenas
2 pares
Ausentes
III
Os espaços I, II e III devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos
Além de ser um dos cientistas mais conhecidos no mundo, Hawking era exemplo de determinação por resistir por muitos anos à esclerose lateral amiotrófica.
Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.
A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos. Ciência e Saúde. G1. 14 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/morre-o-fisico-stephen-hanking.ghtml. Acesso: 10 jul. 2019.
Releia o trecho seguinte: Além de ser um dos cientistas mais conhecidos no mundo, Hawking era exemplo de determinação por resistir por muitos anos à esclerose lateral amiotrófica. Ele corresponde ao:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(PUC-PR) O físico e engenheiro francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), em seu trabalho Reflexões sobre a potência motriz do fogo, concluiu que as máquinas térmicas ideais podem atingir um rendimento máximo por meio de uma sequência específica de transformações gasosas que resultam num ciclo – denominado de ciclo de Carnot, conforme ilustra a figura a seguir.
A partir das informações do ciclo de Carnot sobre uma massa de gás, conforme mostrado no gráfico p x V analise as alternativas a seguir.
I. Ao iniciar o ciclo (expansão isotérmica 1 → 2) a variação de energia interna do gás é igual a Qq e o trabalho é positivo.
II. Na segunda etapa do ciclo (expansão adiabática 2 → 3) não há troca de calor, embora o gás sofra um resfriamento, pois ∆U = W.
III. Na compressão adiabática 4 → 1 última etapa do ciclo, o trabalho realizado sobre o gás corresponde à variação de energia interna dessa etapa e há um aquecimento, ou seja, ∆U=+W
IV. O trabalho útil realizado pela máquina térmica no ciclo de Carnot é igual à área A ou, de outro modo, dado por: W = QQ - QF
V. O rendimento da máquina térmica ideal pode atingir até 100% pois o calor QF pode ser nulo – o que não contraria a segunda lei da termodinâmica.
Estão CORRETAS apenas as alternativas: