O gráfico a seguir apresenta a variação percentual da produção industrial, no período de maio de 2016 até o mesmo mês em 2017.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 nov. 2018.
Se o maior crescimento mensal absoluto observado nessa série se repetisse de maio para junho de 2017, então a variação da produção industrial, ao final desse período, seria igual a
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 19. Componentes do Sistema Solar
Analise o texto abaixo:
As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/antiga/antiga.htm>.
De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a astronomia:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia atentamente os quadrinhos a seguir. Disponível em:< http://www.fnpeti.org.br/publicacoes/fnpeti-1/arquivos-das-publicacoes/turma_da_mnica.pdf> Acesso em: 18 maio 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento dos quadrinhos da Turma da Mônica revela que, tanto no passado quanto no presente, as crianças submetidas à exploração de seu trabalho
- Geografia | 6.1 Agricultura
A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).
O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à):
- Geografia | 3.6 Hidrografia
No litoral sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14 °C, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Assim, esse vento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas (em torno de 26 °C), para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência.
VIEIRA, A. C. M.; ALVES, D. S. C.; MATSCHINSKE, E. G. Influênciadas correntes oceânicas no clima do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 out. 2015.
Uma importância econômica do fenômeno apresentado reside no fato de que ele favorece o surgimento de:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Participei de uma entrevista com o músico Renato Teixeira. Certa hora, alguém pediu para listar as diferenças entre a música sertaneja antiga e a atual. A resposta dele surpreendeu a todos: “Não há diferença alguma. A música caipira sempre foi a mesma. É uma música que espelha a vida do homem no campo, e a música não mente. O que mudou não foi a música, mas a vida no campo”. Faz todo sentido: a música caipira de raiz exalava uma solidão, um certo distanciamento do país “moderno”. Exigir o mesmo de uma música feita hoje, num interior conectado, globalizado e rico como o que temos, é impossível. Para o bem ou para o mal, a música reflete seu próprio tempo.
BARCINSKI. A. Mudou a música ou mudaram os caipiras? Folha de São Paulo, 4 jun. 2012 (adaptado).
A questão cultural indicada no texto ressalta o seguinte aspecto socioeconômico do atual campo brasileiro: