A distância entre ricos e pobres tem aumentado na maioria dos países. Estudos do FMI e da OCDE afirmam que isso prejudica o crescimento econômico, mas nem todos os economistas concordam. Economistas não têm a reputação de terem compaixão: seus olhos estão volta dos para números, e não para destinos humanos. Assim, a maioria não vê problemas na desigualdade de renda ou de propriedade.
BECKER, A. A desigualdade é boa ou ruim para a economia? Disponível em: http://noticias.uol.com.br.
As recentes discussões sobre distâncias sociais entre classes, ou estratos de classe, envolvem também definições e explicações sobre a pobreza e a desigualdade. Segundo o teórico Friedrich Hayek, o economista deve preocupar-se com o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Chegou de Montes Claros uma irmã nora de tia Clarinha e foi visitar tia Agostinha no Jogo da Bola. Ela é bonita, simpática e veste-se muito bem. […] Ficaram todas as tias admiradas da beleza da moça e de seus modos políticos de conversar. Falava explicado e tudo muito correto. Dizia “você” em vez de “ocê”. Palavra que eu nunca tinha visto ninguém falar tão bem; tudo como se escreve sem engolir um “s” nem um “r”. Tia Agostinha mandou vir uma bandeja de uvas e lhe perguntou se ela gostava de uvas. Ela respondeu “Aprecio sobremaneira um cacho de uvas, Dona Agostinha”. Estas palavras nos fizeram ficar de queixo caído. Depois, ela foi passear com outras e Iaiá aproveitou para lhe fazer elogios e comparar conosco. Ela dizia “Vocês não tiveram inveja de ver uma moça […] falar tão bonito como ela? Vocês devem aproveitar a companhia dela para aprenderem”. […] Na hora do jantar, eu e as primas começamos a dizer, para enfezar Iaiá: “Aprecio sobremaneira as batatas fritas”, “Aprecio sobremaneira uma coxa de galinha”.
MORLEY, H. Minha vida de menina: cadernos de uma menina provinciana nos fins do século XIX. Rio de Janeiro: 1997.
Nesse texto, no que diz respeito ao vocabulário empregado pela moça de Montes Claros, a narradora expõe uma visão indicativa de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia.
Por causa dessa lambança
da vacina obrigatória
Os manatas da sabença
estão teimando desta vez
Em meter o ferro a pulso
bem no braço do freguês
E os doutores da higiene
vão deitando logo a mão
Sem saber se o sujeito
quer levar o ferro ou não
Seja moço ou seja velho,
ou mulatinha que tem visgo
Homem sério, tudo, tudo
leva ferro, que é servido
PINHEIRO, Mário. Vacina obrigatória. Disponível em:
.
Acesso em: 23 jan. 2016.
Vocabulário:
Manata – indivíduo trapaceiro, pilantra, ladrão.
Visgo – alguém com características pegajosas.
As ações promovidas pelo governo carioca, no início do século XX, geraram reações:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UERJ) A hemoglobina é uma proteína de elevada massa molar, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Esse transporte pode ser representado pela equação química abaixo, em que HB corresponde à hemoglobina.
HB + 4 O2 →HB(O2)4
Em um experimento, constatou-se que 1g de hemoglobina é capaz de transportar 2,24 X 10– 4 L de oxigênio molecular com comportamento ideal, nas CNTP.
A massa molar, em g/mol da hemoglobina utilizada no experimento é igual a: - Química | 4. Química Ambiental
(UNEAL) Com o desenvolvimento tecnológico, para a exploração de recursos naturais, a oferta de fontes de energia aumentou, e o aquecimento global juntamente com a poluição ambiental, tornou-se a preocupação central de hoje e para o futuro do planeta. Uma das alternativas propostas para aumentar a oferta de fontes de energia e diminuir o efeito estufa é o crescimento na produção de gás natural, constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves com predominância do metano, CH4(g), principalmente a partir do gás de xisto, encontrado dentro de formações rochosas do subsolo. Entretanto, como esse gás está preso no subsolo, é preciso perfurar o solo e injetar, com alta pressão, até 16 milhões de litros de água, para possibilitar a saída do gás. Além disso, até 40% do fluido injetado nos poços, que contém aditivos químicos e podem contaminar o lençol freático, fica retido no solo.
Considerando as informações do texto, é correto concluir:
- Geografia | 3.5 Vegetação
TEXTO I
A “Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio”, de Barbalha (CE), constitui-se de elementos históricos que congregam cultura e natureza. Trata-se de uma manifestação de cultura popular, expressa em décadas de tradição, por meio da devoção ao santo padroeiro e ao simbolismo da árvore, cujo caule é conduzido nos ombros dos devotos e hasteado em frente à matriz do santo, abrindo os festejos do padroeiro da cidade.
O significado dos rituais do “Pau da Bandeira” se expressa na tradução da fé, como objeto sagrado e indispensável à realização da festa. O conhecimento das áreas de florestas que subsidiam o caule que serve de mastro para o carregamento e hasteamento da bandeira de Santo Antônio de Barbalha é de fundamental importância para elaboração de políticas que objetivem a sustentabilidade da natureza e da tradição.
Disponível em: https://barbalha.ce.gov.br. Acesso em: 15 out. 2021.
TEXTO II
Carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha
CARDOSO, A. I. D.; SILVA, J. F. Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha: intervenção cultural na natureza mediada pela fé. In: SOARES, I. M.; SILVA, I. B. M. (Org.).
Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Fortaleza: Iphan, 2013.
Reunindo natureza e cultura, a festividade descrita no texto e presente na imagem associa o patrimônio religioso aos(às):